Wut I Have 2 Say: Hello - Karmin (2012)

terça-feira, 8 de maio de 2012
Quando o duo Karmin (uma junção das palavras "carmen", latim para "música", e "Karma") começou a ganhar espaço dentro do YouTube com os seus covers, muita gente esperava que algo de bom fosse acontecer aos dois. Depois de algum tempo trabalhando e se empenhando, foi exatamente o que aconteceu.
Formado por Amy Heidemann e Nick Noonan (que fazem aniversário com dois dias de diferença. Ele no dia 27 de abril, ela no dia 29), unidos pelo sagrado matrimônio a alguns meses atrás, Karmin já foi assunto para um Especial do blog, quando os dois ainda nem tinham terminado de gravar o álbum. Mas antes que pudessem pensar em gravar algo e mostrar para os Karminites (nome dado pela dupla ao seus fãs), Amy e Nick tiveram uma dura decisão para tomar: quem eles escolheriam para assinar contrato? O duo chamou a atenção de muita gente. Entre eles temos os gigantes da indústria da música Timbaland, Darkchild, Jermaine Dupri, RedOne, Beyoncé e até mesmo Kanye West! No final de tudo, eles acabaram fechando contrato com a Sony Music e a Epic Records, gravadora do L.A. Reid (que ajudou a multi-platinar artistas como Rihanna, P!nk, Justin Bieber, Kanye West, Usher e Mariah Carey).
"Hello" é o nome do debut album e teve o seu preparo inicial começado em Junho do ano passado, sendo lançamento em formato de download digital e físico hoje, dia 8 de maio. Basicamente, o álbum, que tem apenas sete faixas e 24 minutos, é composto por Pop, Pop Rock e Hip-Hop, tendo a produção por conta de nomes como Claude Kelly (que já produziu músicas para artistas como Britney Spears, Christina Aguilera, Whitney Houston, Kelly Clarkson e Jessie J) e Tricky Stewart (dono de hits como "Single Ladies (Put Your Ring On It)" da Beyoncé, "Me Against the Music" da Britney Spears, "Umbrella" da Rihanna, "Touch my Body" e "Obsessed" ambas da Mariah Carey).
Mesmo que o nome do álbum tenha um sentido meio óbvio apra todos, Amy fez questão de explicar porque o escolheram:
Nós achamos que seria um título perfeito, porque é o nosso álbum de introdução. Quando você ouve as músicas em uma sequência, você irá ouvir a nossa história.
Para ajudar a promover o álbum, o daring-est duo liberou cada faixa do álbum para serem ouvidas online. A cada meia hora do dia 1° de Maio, um site diferente anunciava ter uma faixa do álbum. Até o blogueiro Perez Hilton e a MTV entraram na brincadeira, revelando "Walking On the Moon" e "Hello" & "I'm Just Sayin'" respectivamente.


# WALKING ON THE MOON
A faixa que abre o álbum possui um arranjo calmo e veroz ao mesmo tempo. Os primeiros segundos fazem a gente lembrar "Mas Que Nada", aquela musiquinha que toca no início do programa "Estrelas" da Rede Globo, que logo são trocados pela batida mais forte apresentando uma strong hip-hop song. Em parceria com Claude, a música foi escrita por eles dois e tem uma refrão bem simples fazendo a gente lembrar o que sentimos quando estamos apaixonado "perdendo o controle como se estivéssemos andando na lua". "Walking On the Moon" foi uma excelente escolha para abrir o álbum, uma vez que já mostra de cara o talento de Amy.

# BROKENHEARTED
O primeiro single oficial do álbum. "Brokenhearted" é justamente o tipo de música que você ouve e se apaixona de primeira! Produzida pelo famoso Dr. Luke (que trabalha direto produzindo hits para artistas como Britney Spears e Katy Perry) e escrita principalmente pela dupla e Kelly, era de se esperar que a faixa se tornasse um hit para o Karmin. Para aqueles que não sabem, "Brokenhearted" teve seu maior pico no #32 da Billboard Hot 100, #15 na Billboard Pop Songs e #4 na Billboard Hot Dance Club Songs. Toda animadinha e pra cima, é um verdadeiro hit para o duo (se tornou Gold!) e uma delícia de amor para a gente.

# I TOLD YOU SO
Assim como é "E.T" para Katy Perry no "Teenage Dream", "I Told You So" é para Karmin no "Hello". Não entendeu? A faixa, escrita também pela dupla e produzida por Jon Jon Traxx (que já trabalhou com Beyoncé), tem uma batida e um instrumental de "outro mundo" devido aos detalhes sonoros, que trazem rock, electronica e ska. Dito como uma homenagem para "Look At Me Now", música do Chris Brown que deu o prestígio à eles (pelo o cover), "I Told You So" é a música mais curta do "Hello" e está sobre influências do hip-hop que compõem uma letra onde os dois se vangloriam pelo o que conseguiram deixando para trás todos aqueles que não acreditaram neles. "Eu te disse. Não quero me gabar, mas você já sabe". Além de tudo isso, a faixa marca a maior repada de Amy no álbum, dom que todos os fãs estavam esperando e pedindo que eles trabalhassem bastante no álbum.
P.S.: Antes que a faixa fosse lançada para ouvir online ou até mesmo no álbum, o duo fez a premiere dela em seu debut na TV americana quando eles foram a atração musical do Saturday Night Live no dia 13 de fevereiro, com Zooey Deschanel no host.

# TOO MANY FISH
Em "Too Many Fish", quem assina a produção é o Tricky e o The Exclusives (que tem no currículo o trabalho com o rapper Lloyd), enquanto na composição temos (mais uma vez) a Amy e o Nick e mais uma vez o Exclusives. Sem sombras de dúvidas, esta é a faixa engraçadinha do álbum. Comparando homens a peixes, relacionamentos a pescaria e todo o conjunto ao mar, Amy canta que "tem muitos peixes no mar e sinto a falta de um", mas "se você já pegou um, você pode pegar outro"! Pelo menos é o conselho que a mãe de Amy dá a ela quando mais nova.

# I'M JUST SAYIN'
"I'm Just Sayin'" traz Karmin, além de composição, na produção ao lado de Jon Jon. A música se assemelha um pouco à "I Told You So" por ser algo mais maduro e trabalhado. Os vocais de Amy estão mais trabalhados e levados mais a frente, nos dando uma outra música com pitadas generosas de rap. "Aquilo o que eu quero, eu vou conseguir" é o que afirmam os dois na letra, que confiança de que eles podem fazer aquilo que eles quiserem.

# COMING UP STRONG
Finalmente! Está é uma das faixas mais esperadas por todos os Karminites. Aqui, é a vez de Amy ficar nos backing vocals enquanto Nick vinga. "Coming Up Strong" marca o primeiro solo dele, que por sua vez traz um vocal leve e gostoso. A única balada do álbum "Hello" e a grande carta nas mangas mostra a todos que desconfiavam que assim como sua esposa, Nick pode sim cantar (embora não saiba repar). Produzida e escrita unicamente pelos os dois, a letra é bastante simples e pessoal, cantada de uma forma sincera. "É o seu jeito com as palavras que me fazem queimar. O que você falou, é verdade? Quando eu grito, você pode ver? Quando tudo é demais, olhe o que nós já fizemos".

# HELLO
O adeus é um "Olá". Amy e Nick escolheram a faixa-título (que tem a maior duração) para fechar o seu debut album, que traz na letra, ironicamente, um adeus para as pessoas que disseram que "o fim estava próximo" aos dois e que apenas na morte eles vão parar de fazer aquilo que eles tem "a lot to give". Com os dois e Claude na composição, quem produz a música é Stargate (que deu hits #1 à Beyoncé, Ne-Yo, Rihanna e Chris Brown). "Hello" é a música mais dançante e animada de todo o álbum, trazendo a influência electronica em maior destaque. "I'mma do it, do it, like I wanna do it (...) I'mma a bring it, bring it, I'mma give it, give it".

Depois de saber da composição do "Hello", ouvir faixa-a-faixa pelos Lyrics Videos liberados e se divertir e deliciar ouvindo, você pode dar suporte ao duo comprando o álbum fisicamente ou baixando legalmente ele pela iTunes Store. Depois de baixar, você vem com a gente, pega um pedaço de bolo de aniversário e se junta na nossa guerrinha enquanto ouve ao álbum mais uma vez, agora sem pausas!

2 comenta(m):

  1. Caio Coelho disse...:

    Otimo post, super completo! É muito legal saber que existe muitos "Karminites" brasileiros :)

  1. W. Kings disse...:

    Nossa, excelente review. Li o post inteiro e simplesmente adorei. Você consegui mostrar cada detalhe que as vezes a nós nem percebemos quando escutamos. Parabéns

Postar um comentário

 
fireworkers! © 2009-2013