OLDbutGOLD: And then There Were None (1945)

domingo, 11 de março de 2012
A história se ambienta em uma ilha deserta chamada "Ilha do Negro", na costa de Devon. Narrada na terceira pessoa, o enredo mostra a convivência de 10 pessoas em uma grande casa situada na ilha e convocadas uma a uma através de cartas por motivos distintos entre si (mas sobre a mesmo assinatura, do Senhor Owen). Depois de um jantar (sem a presença ilustre do nosso anfitrião) na primeira noite, os 10 participantes começam a ser vítimas de misteriosos assassinatos que acontecem de acordo com um antigo poema infantil. Isolados na ilha, os sobreviventes vão tentar descobrir o mistério por trás das mortes e constatar que não há ninguém na ilha além deles.
"Ten Little Niggers" é um livro de investigação ficcional escrito por Agatha Christie e publicado em 6 de novembro de 1939 pela Collins Crime Club. Também é conhecido como "O Caso dos 10 Negrinhos" aqui no Brasil. O livro é considerado um clássico da autora e tem renome internacional, ganhando diversas versões cinematográficas e filmes para a TV. Uma delas, a mais famosa, é o nosso OLDbutGOLD. Lançado no ano de 1945, o filme ainda é em preto-e-branco (mas não se apavore, já é falado).
Como nós realmente adoramos o filme/livro, não vamos liberar muito do Plot (até porque o interessante dela é todo o mistério). Ou seja, o resumo do filme vai parar na segunda morte para atiçar a curiosidade de todo mundo.


Declarada como "a melhor versão cinematográfica", o filme começa quando oito dos dez personagens estão na lancha a caminho da Ilha. Ao chegarem, são recebidos pelo o Sr. e Sra. Rogers (Richard Haydn e Queenie Leonard, respectivamente) e levados ao seus quartos. Apesar de terem sido contratados (por uma carta), o casal de empregados não sabe quando os seus patrões vão aparecer na Ilha devido a um atraso no trem de Londres. Com a notícia, os convidados se postam a mesa para jantar. É então que a história realmente começa.
Durante o jantar, o Sr. Rogers foi instruído (pela carta que ele recebeu, assim como todos os outros) de colocar um disco de vinil para tocar no gramofone. Sem saber do conteúdo, o obedece e é surpreendido. A voz no gramofone entrega ser do Sr. Owen, que acusa os dez personagens de determinados crimes cometidos a algum tempo atrás. Perplexos, os visitantes ouvem as acusações e logo acusam a misteriosa voz de difamação. 
Sem apetite, eles se voltam pra sala de visitas e tentam entender o que acabou de acontecer. Nove dos dez personagens (durante a acusação, a Sra. Rogers passa mal e desmaia diante do acontecido) estão na sala tentando tentando achar um elo que os ligam, eliminando o fato de que são realmente culpados de suas acusações. Durante a investigação, uma das personagens percebe um curioso fato: em todos os quartos há, emoldurado, uma cópia de um antigo poema infantil (que é o que dá nome ao livro). No poema, é narrado como 10 índios vão desaparecendo um a um.


Um dos personagens é Prince Starloff (Mischa Auer), um cantor. Levando tudo na brincadeira e no mais incrível carisma, Starloff confirma que é culpado do que aconteceu e como foi que aconteceu. Então se põe a tocar no piano o tal poema, dando uma pausa para tomar seu uísque. É então que o novo Vingador Invisível (nome do filme aqui no Brasil) faz a sua primeira vítima. Achando que tudo não passa de uma brincadeira de mal gosto, os personagens checam o cantor e vêem que ele está realmente morto. Ao cheirarem o tal uísque que ele tinha acabado de tomar, comprovam que ali foi colocado veneno.
No mesmo instante, Sr Rogers entra em cena avisando que sua esposa estava mal e questiona ao Dr. Armstrong (Walter Huston) se ele pode dar algo para que ela possa ir dormir. De volta a cozinha, é percebido que um dos dez índios ("nigers" em português é "índio". Mas no Brasil o personagem é trocado por "negrinhos", alterando o título e o nome da ilha) foi retirado da mini-escultura de gesso no centro da mesa de jantar. Assustados e curiosos em descobrir o que está acontecendo, todos vão dormir.
A segunda vítima é a Sra. Rogers, que não acorda de seu sono pela manhã acontecendo exatamente como é narrado no poema: Nove negrinhos sem dormir (...) Um deles cai no sono, e então ficaram oito. É então que os outros oito personagens começam a ficar preocupados com os assassinatos: dois em apenas uma noite. E em meio a tanta bagunça os outros oito sobreviventes tentam desvendar o mistério enquanto estão ilhados completamente sozinhos na Ilha do Negro. Porém, é irrevogável: um a um os nossos personagens vão sendo assassinados.
Como o filme é uma adaptação cinematográfica de um livro, é de se esperar que ele sofra alterações para chegar as telas. As primeiras mudanças não são tão significantes, como trocar a acusação de dois personagens porque naquela época os valores eram outros e o público não ia aceitar por ser rígido. Mas sem dúvida a mudança mais gigantesca (e que chega a dar raiva em quem leu o livro) é o final do filme.
Em "And then There Where None", os produtores e roteiristas adulteram o fim e dão um "e viveram feliz para sempre" bem no estilo hollywoodiano, enquanto o livro não deixa uma só alma viva (então quem é o nosso Vingador Invisível? É ler pra saber!). A adulteração é repetida na quase-cópia-aka-plágio "And then There Were None", segunda versão (sim, de mesmo nome) mais famosa do filme lançada em 1974.
No elenco (além dos 4 personagens já citados) também conta com: Barry Fitzgerald (como Juíz Quincannon), Louis Hayward (Philip Lombard), June Duprez (Vera Claythorne), Roland Young (Detetive William Blore), C. Aubrey Auer (General Mandrake) e Judith Anderson (Emily Brent).
Agora o melhor de tudo? Simplesmente não achou pra baixar? Ou vem falar com com a gente. Ou você pode ver que o clássico está disponível na íntegra no YouTube liberado pela Openflix (em áudio original e sem legendas, vale lembrar). Aproveitem!


0 comenta(m):

Postar um comentário

 
fireworkers! © 2009-2013