Especial: Shontelle

segunda-feira, 5 de março de 2012
A nossa cantora do "Especial" de hoje é do mesmo local que a Rihanna veio: Barbados. Shontelle tem 26 anos e é o que se chama de "artista em ascensão". Conheça um pouco da carreira da cantora e compositora caribenha.


Shontelle Layne nasceu no dia 4 de outubro de 1985 na ilha de Saint James, em Barbados. A mais velha de três irmãs, teve uma facilidade clara para compor e cantar. Mas inicialmente era voltava aos esportes. Shontelle é sobrinha de Kim Derrick, uma cantora famosa dentro de Barbados, que acabou se tornando sua fada madrinha quando a encorajou a se entregar ao seu lado musical mesmo que a sua família fosse receosa a isso.
Ainda em Barbados, a caribenha foi sargento para a cantora Rihanna na Escola de Cadetes. "Houve uma ocasião em que eu tinha que fazê-la cair e dar dez flexões. Nós rimos disso agora, acho que ela me perdoou", conta Shontelle ao elogiar Rihanna como "uma boa cadete".
Quando Layne entrou para a Universidade das Índias Ocidentais, decidiu buscar na área de entretenimento. Foi graças a sua formação que Shontelle acredita ter uma mente aberta a assuntos diferentes e ter conseguido alimentar o seu desejo pelo processo criativo. Ainda universitária, as coisas logo mudaram. Shontelle começou a compor músicas para a elite de músicos caribenhos. Uma de suas composições se tornou um hit. Originalmente, a música "Roll It Gal" era cantada por Shontelle estando no seu debut album, mas então a música foi re-escrita e re-produzida sobre o nome "Roll It" sendo cantada, agora, pelo extinto grupo J-Status, com participação de Rihanna e Shontelle.


Com o sucesso do single, Evan Rogers e Carl Sturken da SRP Records (os mesmo responsáveis em ter achado Rihanna) ouviram a música em uma estação de rádio e procuraram o compositor dela, uma vez que "a música tinha uma batida internacional em potencial". Quando descobriram que na verdade era ela e não ele, Evan e Carl se mostraram impressionados pelo fato da cantora ser tão jovem e bonita e ainda não ter sido descoberta. Descrito pela cantora como "um dos momentos mais decisivos de sua carreira", o debut album foi lançado seis meses depois de um longo processo de trabalho com a marca da Universal Music
No dia 8 de novembro de 2008, o álbum "Shontelligence" foi lançado debutando no posição #115 da Billboard 200 (parada de álbum mais importante dos Estados Unidos) e o #24 na R&B/Hip-Hop Songs. O nome veio de uma brincadeira do produtor do álbum depois de brincadeiras em unir "Shontelle" com alguma outra palavra, sendo no final escolhido "Inteligence". Seu maior sucesso com o álbum (que foi re-lançado no dia 10 de março de 2009) foi no single "T-Shirt", chegando em #36 na Billboard Hot 100 enquanto no Reino Unido atingiu o TOP10. Porém, a música "Stuck With Each Other", que entrou na Soundtrack de "Confessions of a Sopaholic" ("Os Delírios de Consumo de Becky Bloom", no Brasil), foi um fracasso total nos EUA. Mesmo tendo a participação de Akon. Já no Reino Unido, a música chegou na posição #23.


Ainda trabalhando em promover seu primeiro álbum e dando início na promoção do futuro segundo álbum, Shontelle abriu os show da tour do New Kids On the Block World Tour no Reino Unido em janeiro de 2009. Também serviu de supporting act abrindo a gigantesca tour de Beyoncé, "I Am... Tour", no Reino Unido de maio a junho de 2009.
O seu segundo álbum de estúdio serviu como um trabalho experimental para Shontelle testar o seu próprio som. "No Gravity" foi lançado no dia 21 de setembro de 2010, alcançando o #81 na Billboard 200 e tendo na sua composição Bruno Mars, Tony Kanal e Darkchild. Enquanto o álbum e os singles de "Shontelligence" se apresentavam tímido nas paradas, o álbum e os singles de "No Gravity" se mostraram mais fortes. 
O primeiro single, "Impossible", foi lançado em fevereiro de 2010 em digital download. A primeira vista, o single não teve muitos holofotes. Não até maio do mesmo ano, quando alcançou o maior spot da carreira de Shontelle. "Impossible" estreou na Billboard Hot 100 na posição de número #13. E enquanto a música se sustentava na parada americana, "Licky (Under the Covers)" foi lançado como single apenas no Reino Unido. Enquanto isso, o segundo single americano, "Perfect Nightmare", lançado em agosto de 2010, e o terceiro, "Say Hello to Goodbye", no dia 15 de março de 2011.
Foi nesse mesmo ano que Shontelle co-escreveu a faixa "Man Down", para o álbum de Rihanna: "LOUD".


É esperado que Shontelle lance o seu terceiro álbum de estúdio ainda esse ano. A cantora escreveu inúmeras vezes em sua página no Twitter que está trabalhando em novas músicas e já está em estúdio. Inclusive,  recentemente postou uma pequena "brincadeira" falando ao seus seguidores para eles adivinharem "qual dois grandes cantores do UK ela estaria colaborando e com quem ela deveria colaborar".
Para o terceiro álbum, Shontelle assinou com a Republic Records, subsidiaria da Universal Republic Records. Supostamente, o primeiro single de seu novo trabalho foi lançado em setembro de 2011 pelo SoundCloud com o nome "Reflection". Uma preview de uma música gravada pela artista e chamada "Ready to Go" caiu na internet e de acordo com alguns sites, não estará no álbum e apenas servirá para a dancefloor.

Reflection

Ready to Go

0 comenta(m):

Postar um comentário

 
fireworkers! © 2009-2013