Downton Abbey

segunda-feira, 5 de março de 2012

Lord Crawley tem como objetivo de vida cuidar de sua família (composta apenas de mulheres) e de seu lar, Downton Abbey. Devido a isso, quando seu primo-herdeiro morre na tragédia do Titanic, ele se vê desesperado com o fato de que Matthew Crawley, o seu desconhecido primo mais próximo, irá herdar todo o seu legado devido as leis aristocráticas de sucessagem, proibindo que uma mulher herder qualquer coisa. Porém, na medida que a trama se desenrola, Lorde Crawley vê que Matthew logo se transformará em família e que ele será o menos de seus problemas.
A série britânica, exibida originalmente pela ITV e produzida pela Carnival Films, inicia a sua primeira temporada com os jornais britânicos anunciando o naufrágio do Titanic, em 1912, e o impacto que isso causará na vida dos Crawley, uma importante família aristocrática inglesa da série. 
Os Crawley vivem em uma imensa propriedade fictícia chamada Downton Abbey, em Yorkshire (Inglaterra). O enorme castelo abriga Robert Crawley (o Conde de Grantham), sua esposa norte-americana Cora (Condessa de Granthan), e suas três filhas: Lady Edith, Lady Sybil e Lady Mary. Além de ter constantes visitas da Condessa Violet Crawley (mãe de Robert) e abrigar toda a criadagem de Downton Abbey na parte inferior da casa.
A trama da primeira temporada foca-se no impacto que a morte do herdeiro de Abbey, James Crawley, tem no futuro da família, a chegada de Matthew Crawley (um advogado inglês) e qual será o destino da família depois das novas mudanças e os dramas pessoais. Tem fim cronológico em 1916, quando a Alemanha anuncia guerra com a Inglaterra, dando início na Primeira Guerra Mundial. A temporada se divide em 7 episódios de cerca de 50 minutos, indo ao ar nos domingo entre 26 de setembro de 2010 a 7 de novembro de 2010.
Mesmo tendo a família Crawley no meio das lentes, a criadagem de Downton Abbey não tem apenas uma pequena importância e participação no decorrer da série, mostrando-se extremamente presente e irrevogavelmente indispensável. E é nesse meio que se vê que a hierarquia funcionava até mesmo entre os empregados. Os cargos, que vão desde ajudantes de cozinhas até os lacaios e mordomos, apresentam um vasto e grande sistema elaborado que, por exemplo, proíbe que a mesa seja servida pelos ajudantes.

Imagem em HQ. Para amplia-la, clique sobre a foto.

Enquanto isso, a segunda temporada tem início no ano de 1916 com a guerra já travada, e se prolonga até o ano de 1919, quando a mesma chega ao seu fim. Em meio a tantas brigas entre os países, os Crawley se vêem no meio de outros dramas e no meio de novos personagens para agitar ainda mais a vida deles. A temporada tem um episódio adicional dado pelo Especial de Natal, que coloca a história na noite de Ano Novo de 1920. São oito episódios divididos entre os domingos de 18 de setembro de 2011 até 6 de novembro de 2011. Os episódios tem cerca de 50 minutos, sendo que o oitavo (o Especial) tem uma média estendida pra 1h30.
A série se mostrou um estrondoso sucesso em solo europeu, se tornando a "Série de Época Britânica de Maior Sucesso" desde Brideshead Revisited (1981) e "O Programa de Televisão em Língua Inglesa Mais Aclamado pela Crítica" no Guiness Book de 2011. Além dos títulos, Downton Abbey ainda tem faturado "Melhor Minissérie" no Emmy de 2011 ("Minissérie" porque a temporada americana é constituída de uma média de 22 episódios por temporada, enquanto a britânica tem uma média de 8. Sendo, então, considerada uma "Minissérie" em solo americano) e "Melhor Minissérie ou Filme para Televisão" no Globo de Ouro desse ano. A série também conta com outros inúmeros prêmios, entre eles 2 BAFTA Craft, 1 Screen Actors Guild Award, 5 Emmys e um prêmio em pendente no American Society Of Cinematographers.
E não é apenas a trama que atrai olhares para o show, mas também o talentoso elenco. Apesar de muito deles serem desconhecidos pela maioria, isso não quer dizer que os atores deixem de ser bons. No elenco principal (os Crawley) nós temos Hugh Bonneville, Elizabeth McGovern, Michelle Dockerey, Laura Carmichael, Jessica Brown Findlay, Dan Stevens, Penelope Wilton e a ultra-extraordinária Maggie Smith (direto de Harry Potter, a professora e "atual"-diretora de HogwartsMinerva McGonagall). Já no elenco principal da criadagem nós temos Jim Carter, Phyllis Logan, Brendan Coyle, Siobhan Finneran, Rob James-Collier, Thomas Howes, Joanne Froggatt, Rose Leslie, Amy Nuttall, Lesley Nicol e Sophie McShera. Entre eles, muitos outros.
Com a fama da série estendida por diversos lugares, muitos países incluíram em suas grades televisivas Downton Abbey. Entre eles, é claro, está os Estados Unidos que tem uma média de 6 milhões de telespectadores por episódio. A lista ainda tem a acrescentar o Brasil, que a exibirá ainda neste semestre através da Globosat (sistema de canais comandados pela Globo elaborados especialmente para a TV Paga).
Mas enquanto a série não chega aqui, Downton Abbey já foi confirmada para a terceira temporada. As filmagens já foram iniciadas no mês de fevereiro e ainda contará com possíveis 10 episódios, tendo sua Season Premiere em Setembro de 2012.

A promo abaixo refere-se a segunda temporada e não tem legendas!

0 comenta(m):

Postar um comentário

 
fireworkers! © 2009-2013