[RESENHA] A Arma Escarlate - Renata Ventura

sábado, 22 de setembro de 2012


Olá gente! Como vocês estão vendo hoje estreia minha nova coluna aqui no blog. Eu vou fazer resenhas, vou falar de livros afinal quem vive sem um bom livro? haha
Hoje pra começar, fiz a resenha de A Arma Escarlate e é um dos meus livros preferidos, espero que gostem! :D



Título: A Arma Escarlate
Série: Hugo escarlate
Volume: 1
Autora: Renata Ventura
Editora: Novo Século (Novos Talentos da Literatura Brasileira)
Ano: 2011
Páginas: 549
Avaliação: 5

"O ano é 1997. Em meio a um intenso tiroteio, durante uma das épocas mais sangrentas da favela Santa Marta, no Rio de Janeiro, um menino de 13 anos descobre que é bruxo. 
Jurado de morte pelos chefes do tráfico, Hugo foge com apenas um objetivo em mente: aprender magia o suficiente para voltar e enfrentar o bandido que ameaça a sua família. Neste processo de aprendizado, no entanto, ele pode acabar por descobrir o quanto de bandido há dentro dele mesmo."



15 de julho de 2011. Eu e milhões de pessoas haha me despedia de Harry Potter nos cinemas afinal o fim estava chegando. 15 de julho de 2012. Eu estava em um evento de "1 ano sem Harry Potter" e acabei conhecendo um livro que me deixou fascinada e curiosa ao mesmo tempo.
Seu nome era A Arma Escarlate e depois de ler a sinopse, eu tentei porém sem resultado imaginar uma escola de bruxaria brasileira. Como ela seria, os feitiços usados aqui, as matérias e tudo mais. Esse era mais um motivo para eu ler esse livro e presenciar uma coisa que eu sequer consegui imaginar.
Na nota do autor Renata Ventura explica porque resolveu criar esse universo, segundo ela, um fã norte americano perguntou a J.K Rowling se ela um dia escreveria um livro sobre uma escola de bruxaria nos Estados Unidos e ela respondeu simplesmente "não, mas fique à vontade de escrever o seu." Essa foi a deixa para Renata, ela pegou o mundo de J.K e o transformou. Hábitos, lendas, conflitos, cultura, tráfico, uso de drogas, bulling, maus tratos aos animais  esses foram alguns temas que Ventura aborda no livro de uma forma inteligente e interessante.

A Primeira vista, alguns pensam que é uma "cópia" de Harry Potter mas não. Não é. São estórias diferentes e os personagens completamente diferentes também.
Existem algumas partes no livro que Ventura cita alguns acontecimentos do mundo de J.K o que faz você lembrar que ao mesmo tempo que Harry está lá na Europa lutando contra Lord Voldemort, Hugo está se descobrindo bruxo.
Ah e outra coisa, em meio a pontos turísticos do Rio de Janeiro, como os Arcos da Lapa, Parque Lage, Morro do Corcovado que a história cria vida e faz você pensar "Meus Deus tudo isso é incrível, como eu não pensei nisso antes?"
O livro conta a história de Idá, que vive na favela Dona Marta com a mãe e com a avó em um trailler. Um dia, Idá recebe um pacote que tinha uma carta convidando-o a se juntar a Escola de Bruxaria Notre Dame de Korkovado. Logo depois disso, começa um tiroteio entre bandidos e a polícia e Idá é obrigado a fugir (não falarei o motivo dele fugir pra você ficar com gostinho de quero mais haha). E aí que a história se desenrola.   
Chegando na Korkovado, Hugo conhece uma turma intitulado "Os Pixies" que são Viny, Caimana, Índio e Capí e que são admirados por quase todos os alunos.
Capí, bom ele é meu personagem preferido e como já percebi é o personagem preferido de quase todo mundo que já leu o livro. Ele está disposto a ajudar sempre qualquer um mesmo que isso o prejudique no final. É um amor de pessoa, é fiel aos que ele ama e é calmo.
Viny valoriza nosso país em suas atitudes e citações, é um verdadeiro patriota. Mas o ponto alto de Viny é que qualquer assunto sério ele leva para a brincadeira o que faz ser amando por todos.
Caimana é a namorada do Viny, eles vivem um relacionamento diferente mas no final tudo dá tudo certo pra eles. Tem pavio curto e sempre defende seus amigos quando é preciso e outra coisa, ela adora uma praia!
Índio, já é o sério do grupo. É desconfiado, justo, sensato, amigo e adora alfinetar o Hugo.
Hugo é aquele que por certas atitudes deixa o leitor irritado. Ele fala o que quer, na hora que quer e dane-se as consequencias. Desconfia de tudo e de todos e às vezes toma certas atitudes que além de prejudicar ele prejudica os outros também. Mas é aquilo, temos que cair para aprender a se levantar.
E é com os Pixies junto de Hugo que a história de desenrola.

Uma coisa é certa, todo fã órfão de Harry Potter deve ler esse livro e presenciar a magia outra vez!
Ah, ainda esse ano ou ano que vem trarei aqui  vou tentar para o Fireworkers! uma entrevista com a autora então fiquem ligados! haha





2 comenta(m):

  1. Rafaela disse...:

    No livro a autora fala que tem 5 escolas de magia no Brasil certo ? Quais são os nomes das escolas, e onde elas ficam ?

  1. fireworkers! disse...:

    Certíssimo. Tem uma em Salvador, uma em Brasília, uma na Amazônia, uma no Sul e a do Rio de Janeiro. Porém os nomes das Escolas não são citadas. Com excessão da Korkovado (do Rio) e da Tordesilhas e Chiron (uma de bruxos, e outra de centauros. Ambas do Sul).

Postar um comentário

 
fireworkers! © 2009-2013