Alguns conceitos de Fotografia

quarta-feira, 13 de junho de 2012


Olá pessoas, então um dia desses eu fui em uma palestra que era sobre Fotografia, aí eu resolvi postar aqui hoje o que foi falado lá porque teve umas coisas bem interessantes e que eu sei que vocês vão gostar ;)
Então, pra começar fotogenia é a forma de se ver através da imagem fotográfica. A fotogenia pode conter 5 aspectos: o Personagem Principal, a Simplicidade, a Regra dos Terços, as Linhas e a Perspectiva. Agora eu vou falar um pouco sobre cada um desses aspectos e dar umas dicas que podem ser muito úteis para fazer fotos lindas.

 1°)Personagem Principal: Procure identificar o assunto principal, o foco da foto.

 2°)Simplicidade: Procure fundos simples que não tirem a atenção do assunto principal, mas também tem outras técnicas que podemos usar se o fundo tiver muita informação, como desfocar o fundo ou tornar a foto preto e branco. O mais comum é colocar o personagem principal no centro, mas imagens assim ficam chatas, monótonas e menos interessantes do que aquelas que tem o personagem principal descentralizado. Com isso você pode se valer da Regra dos Terços.





Essa foto em preto e branco fica melhor do que ela colorida porque assim ela se foca no personagem principal e não tira o foco dele.Ela colorida tem grama verde, uma claridade bem forte e tudo isso pode deixar a foto com muita informação, fazendo com que ela perca seu foco.



  


Nessa foto, a simplicidade do fundo faz com que essa árvora se sobressaia, assim fazendo uma foto simples e bonita.








3°) Regra dos Terços: A Regra dos Terços nada mais é que o cruzamentos das linhas verticais e horizontais e que suas interseções são chamados de Ponto de Ouro. Mas para que serve a Regra dos Terços? Os pontos em que as linhas se cruzam são os melhores lugares para posicionar uma pessoa ou um objeto na foto. Em pessoas ou objetos em movimento, essa técnica te dá controle sobre o assunto que se passa e transmite um forte sentido de direção. Por isso, é indispensável deixar um espaço à frente ou atrás daquilo que se movimenta.




Sempre procure colocar pessoas ou objetos nessas interseções das linhas. Você tem 4 cantos pra poder deixar sua foto mais bonita e interessante.




4°)Linhas:  Você pode usar as linhas para dirigir os olhos do observador até o assunto principal.


Como estava horrível achar um exemplo pra esse aspecto, achei um exemplo bem simples mas que dá pra dar uma entendida nessa questão das linhas.
Reparou pra onde esse tronco está se dirigindo? Se você seguir olhando-o, seus olhos vão parar nos personagens principais. Esse é o objetivo das linhas, levarem seus olhos até o personagem principal.




5°)Perspectiva:  Esta regra procura recuperar a sensação de tridimensionalidade que se perde numa fotografia.  A perspectiva tenta recuperar no cérebro do observador a noção de distância entre o 1° plano e o 2° plano.



Como nesse exemplo, a pessoa tem uma forte  noção de distância entre o 1° e 2° plano.









Algumas Dicas:
-Lugares com linhas curvas são ótimos para aumentar a perspectiva.
 -Para um melhor corte na foto, sempre deixe espaços nos lados para que depois você tenha a possibilidade    de cortar a foto do jeito que você quer.


-Para diminuir o efeito do flash, pegue um copo descartável, um pedaço de plástico ou um guardanapo e coloque na frente do flash, assim diminui sua potência.
-Sempre que for tirar foto de uma pessoa ou objeto em movimento, aperte o botão quando ele estiver entrando no “quadro” da foto.

2 comenta(m):

  1. Anônimo disse...:

    muito obrigado por me ajuda.....

Postar um comentário

 
fireworkers! © 2009-2013