RMS Titanic: Parte 2

segunda-feira, 23 de abril de 2012
Depois de contarmos a história do RMS Titanic, a segunda parte do Especial fala das séries que foram produzidas para comemorar o centenário. A primeira já estreou e já teve o seu Finale televisionado. Enquanto isso, a segunda permanece guardada para sua estréia.
Aproximadamente cem anos atrás, RMS Titanic afundava. No seu centenário, a sensação é como se ele ainda estivesse afundando, e como se ainda pudéssemos fazer algo para impedir. A maneira mais conhecida de fazê-lo é o eternizando, não só em nossas memórias, nossas lembranças, mas em arte. Filmes (incluindo o filme mais conhecido sobre o assunto referido), musicas, series, livros, pinturas, desenhos, entre outras formas de arte. O projeto pode não ser sempre bem intencionado, como se vê a exploração comercial acerca do assunto quase sempre. O resultado é quase sempre satisfatório, por mais criticas que receba. Afinal, quem não gosta de rever essa historia?


Produzida pela mesma emissora (ITV1) e tendo o mesmo autor de Downtown Abbey, o especial Titanic é uma minissérie dramática dividida em quatro partes sobre as historias e o naufrágio do Titanic, que estreou em 25 de março desse ano, apesar de ter uma pré-estréia na emissora Global, do Canadá, dia 21 de março. A minissérie foi vendida para cerca de 86 países, tal procura por conta do centenário do navio. No Brasil, a minissérie foi exibida pela National Geographic.
A emissora investiu pesadíssimo no especial, como se pode ver no elenco, que inclui Linus Roache (para quem lembra, promotor Michael Cutter, da maravilhosa serie Law & Order), Ruth Bradley (Antoinette Keigan, do filme Stardust), Jenna-Louise Coleman (a Connie de Capitão América), Toby Jones (a voz do elfo Dobby, em Harry Potter, além de outros papeis memoráveis) e Célia Imrie (Una Alconbury, de Bridget Jones e Tessa, de Imagine Eu & Você, entre outros filmes tão conhecidos quanto os citados). Além do elenco surpreendente, a emissora fez construir o maior tanque interno do continente para a cena do naufrágio.
Os episódios foram filmados na Hungria. Os três primeiros contam a historia de alguns dos personagens a bordo separadamente, culminando na cena do naufrágio, enquanto no ultimo, as historias se cruzam, durante o naufrágio. A série se prende bastante as diferenças de classes, deixando essa questão BEM enfatizada no seu decorrer. O foco não é uma historia de amor, bem como a maioria esmagadora das historias locadas no Titanic, e sim varias historias, políticas, culturais, sociais, econômicas e até religiosas em certa cena. Claro que são mostrados pequenos romances, traições e grandes sonhos de personagens fictícios e históricos. Mas não na proporção do filme de James Cameron, e sim de forma sutil, visando conseguir dar uma percepção de acontecimentos sócio-culturais e econômicos da época, e, como já foi dito, enfatizar a separação de classes na época. Talvez essa mudança de rumo, do romantismo para a realidade da época, explique a baixa audiência e a serie ser considerada um fracasso internacional, obrigando a emissora até mesmo a fazer cortes no orçamento, como cancelamento de algumas series.
No primeiro episodio, somos apresentados a família do Conde de Manton, Hugh. Ele embarca acompanhado de sua esposa, os servos, e de sua filha Georgiana, uma rebelde da época que lutava para que as mulheres tivessem direito a voto. No navio, eles encontram com John Batley e sua esposa Muriel, que passavam por uma crise no casamento devido a rotina e a obediência constante de John ao Conde. Desde o inicio, Lady Manton trata Muriel Batley com arrogância, como inferior e subordinada, dando ênfase a diferença de classes, zombando inclusive de suas raízes irlandesas. Georgiana se envolve com um herdeiro americano lindo e é quando eles estão conversando que o Titanic bate no iceberg e o desespero começa. Durante o naufrágio, logo no inicio, enquanto os Manton tentam alcançar os botes, Muriel Batley explode e revela a Lady Manton que seu marido lhe tem sido infiel. Ao chegar nos botes, Georgiana sobe em um deles, Lady Manton decide ficar se recusando a deixar o marido e o episodio chega ao final.
O segundo episodio volta a antes da viagem do Titanic. Em uma reunião, vários homens que projetam a construção do navio discutem quanto aos botes salva-vidas. O resultado já é conhecido por todos, não é mesmo?!
Jim Maloney é contratado, fazendo um acordo: bilhetes da terceira classe para sua família (sua mulher Mary e seus filhos) em troca da obtenção de uma equipe para melhorar e terminar a rede elétrica. Jim conhece um passageiro, Peter, que chama a atenção de Mary e que é correspondida. Contado na terceira parte, Mary vai a encontro religioso no navio para espiar a Primeira Classe. Lá, encontra Peter, que a corteja não tão sutilmente. De certo ponto, até meio rude, mas ao mesmo tempo difícil de dizer não. Ela se afasta, corajosa. Logo depois eles se encontram e ela baixa sua guarda, dizendo que talvez seu marido seja o esperançoso, e ela a pessimista/realista. Então eles se beijam enquanto Jim assiste, que tem logo uma resposta automática e agride Peter. Mas é o exato momento em que o Titanic bate, interrompendo qualquer coisa. Na terceira classe, os passageiros se encontram presos por detrás dos portões que dão acesso aos outros andares. Peter bate no segurança para deixar Mary e suas crianças a passar. Já no convés, perto dos botes, o Conde de Manton facilita a entrada de Mary e dos filhos em um dos botes salva-vidas, mas uma das filhas, Theresa, volta para dentro do navio por uma das janelas fazendo o pai ir procurá-la. O cliffhanger mostra os Batleys com Lightoller, o Conde de Mandon e Harry Widener procurando o bote salva-vidas desmontável e o deck inundando.
A terceira parte foca nas historias de Jim, Mary e Peter, que foram contadas acima, e na historia do irmão do engenheiro italiano Mario, Paolo, e a servente Annie Desmond, que se conheceram na segunda parte da minissérie. Na terceira parte, eles se aproximam e chegam a dar alguns passeios e conversar bastante sobre os seus sonhos e desejos. Sem sombra alguma de duvida, o ponto alto da serie (sem contar o naufrágio, certamente) é o romance florescendo entre Paolo e Annie. Inseguro, por ser pobre e só ter sonhos, ele entra em dúvida quanto ao que oferece-la. Aconselhado por seu irmão em “Oferecer-lhe seus sonhos”, Paolo pede Annie em casamento. Surpresa, Annie diz que deveriam se conhecer melhor primeiro enquanto ele replica afirmando que quando saírem do navio, em Nova Iorque, podem nunca mais se ver. Annie demonstra que irá pensar e que tende a dizer sim. Durante um de seus passeios, o navio atinge o iceberg.
No meio do tumulto no qual Peter Lubov agride um segurança, o irmão de Paolo, Mario, é preso num armário onde todos os Italianos que trabalhavam no restaurane Gatti’s foram presos. Logo depois de certificar que Annie estará sã e salva pondo-a num dos botes, Paolo volta para buscar o irmão. O episodio tem seu fim com Jim do lado de fora tentando abrir o portão de ferro que prende seu irmão e os italianos, enquanto a água sobe rapidamente, chegando a seu rosto, sendo na minha opinião o cliffhanger mais agonizante.
A última parte foi ao ar exatamente no centenário do naufrágio do Titanic, permitindo a qualquer espectador ver o naufrágio como se estivéssemos no próprio 15 de abril de 1912 apenas a uma distancia segura do desespero coletivo. Neste episodio, é mostrado o ultimo jantar, onde só ficam de fora do Gatti’s o Sr. e a Sra. Rushton. Mario conhece Annie, apresentada por Paolo.
Antes havia sido mostrado, na primeira parte, uma certa confusão do comandante do navio quanto a ordem de baixar os botes ou não. Nesse finale, é mostrado que Murdoch, o Primeiro Oficial, sente que a velocidade do navio está acelerada e outros comentam sobre. O navio bate enquanto Batley estava no convés, o iceberg passando bem a sua frente. 

"Titanic: Blood & Steel" é uma série de 12 partes produzida ao mesmo tempo à série escrita por Julian Fellowes. Porém, a mesma teve uma promoção bem menor e pouco se tem sobre ela.
Sabe-se, principalmente, que a produção da série tem um orçamento de 30 milhões de dólares e ficou por conta de 6 nacionalidades diferentes. Quem encabeça tudo são duas empresas italianas, a DeAngelis Group e o canal RAI. O conjunto de produção e financiamento ainda cota com a The Irish Film Authority, irlandesa; Fremantle Corporation, canadense; Future Films, inglesa; Play Productions, francesa;  e Wilshire Films, norte-americana.
Não se sabe exatamente quando a série vai estrear na TV, apesar de já ter sido exibida na feira de audiovisual MIPTV e para membros da The Irish Film and Television Acadamy. No canal RAI, a série será exibida em versão dublada para o italiano. 
Gravada em inglês e filmada na Irlanda (onde o RMS Titanic foi construído), "Blood & Steel" busca reviver a construção do imenso navio que durou de 1897 até 1912. São 12 episódios com personagens fictícios misturados a personagens que realmente existiram. Foi criada por Matthew Faulk, Mark Skeet e Stefano Voltaggio com  base nos argumentos de Fabrizio Del Noce.
JP Morgan (Chris Noth), banqueiro americano e um dos proprietários da empresa White Line, preocupado com a concorrência, sonha em construir o maior transatlântico de luxo do mundo. A construção é feita pela irlandesa Harland & Wolff, empresa sócia da White Line, que tem Lord William Pirrie (Sir Derek Jacobi) como um dos diretores, um homem que supervisiona as obras seguindo seus próprios ideais políticos.
Nesse meio tempo surge Mark Muir (Kevin Zegers, que interpreta um personagem fictício), um metalúrgico que foi para Belfast para trabalhar na construção do navio. Logo ele percebe algumas irregularidades em relação a forma como os interesses comerciais interferem na construção, levantando dúvidas quanto a qualidade do aço utilizado.
No entanto, escondendo suas origens e mantendo alguns segredos pessoais, Mark também levanta dúvidas quanto ao seu caráter. Enquanto isso, a construção do navio é acompanhada de perto por Joanna Yaeger (Neve Campbell), uma jornalista americana, amiga de Morgan.
O elenco conta com Chris Noth (de The Good Wife e Sex and the City), Sir Derek Jacobi, Kevin Zegers, Neve Campbell (de O Quinteto/Party of Five), Alessandra Mastronardi, Massimo Ghini (Raccontami), Gerard McCarthy, Ian McElhinney (Game of Thrones), Liam Cunningham , Kate O’Toole, Branwell Donaghey (The Crimson Petal and the White), Michael McElhatton, Martin McCann, Ophelia Lovibond, Billy Carter e Branwell Donaghey.


Informações de "Titanic: Blood & Steel" retiradas do Temporadas, aqui e aqui, e adaptadas para postagem pela gente.

0 comenta(m):

Postar um comentário

 
fireworkers! © 2009-2013