OLDbutGOLD: Funny Girl (1968)

domingo, 4 de dezembro de 2011
"Funny Girl" conta a história da atrapalhada comediante Fanny Brice desde de sua vida na Lower East Side (NYC) até alcançar o sucesso estrelando as produções do grande Florenz Ziegfeld, como o espetáculo Ziegfeld Follies, e o seu a sua vida conturbada com o primeiro marido/grande amor, Nick Arnstein.
"Uma Garota Genial" (como foi traduzido no Brasil) é um filme de 1968 e o primeiro estrelado pela cantora e atriz Barbra Streisand. O filme foi inspirado em um musical da Broadway de mesmo nome que contava a história real de Fanny Brice (29 de outubro de 1891 - 29 de maio de 1951), uma comediante, cantora e atriz nova-iorquina.


O filme é um dos primeiros que eu assisti e realmente me apaixonei. Na verdade, eu acabei vendo ele "sem querer". Em um dos episódios da primeira temporada de Glee, Rachel (Lea Michele) canta uma música chamada "Funny Girl", que é um dos principais números musicais do filme (que eu só descobri depois de ver) e por coincidência do destino, algumas semanas depois o filme passa na Sky e fui ver se tinha alguma semelhança. Coincidentemente, sim. Como peguei pouco em cima do meio, baixei o filme e o assisti do início ao fim. Depois fui assistindo várias e várias vezes até que já passa da 6ª vez.
"I'd Rather Be Blue Over You"
é o quinto número musical
do filme, e tem início em uma
atrapalhada cena sobre patins.
Se alguém já viu algum filme da Barbra Streisand, sabe como ela é talentosa. Se alguém já a ouviu cantar, sabe como a voz dela é melodiosa. Se alguém já viu ela atuar e cantar ao mesmo tempo, sabe como a junção é perfeita. Com "Funny Girl" a coisa não é diferente.
O clássico é realmente muito bem feito e resultou em um jargão utilizado em diversos lugares como referência do filme. "Hello, gorgeous" é a primeira frase utilizada pela atriz no filme, que dá inicio à personagem Fanny Brice relembrando toda a sua vida desde a sua primeira audição até em como nunca viu um espetáculo seu das fileiras do teatro.
As trapalhadas de Fanny em um show sobre patins a levam aconhecer Arnstein, seu futuro-marido, que a ajuda a conseguir um papel no show de Ziegfeld como uma grávida cantando "His Love Makes Me Beautiful". Mais uma trapalhada planejada e Brice fica famosa nos palcos da Broadway. Na mesma medida que sua fama aumenta, ela vai se envolvendo com Arnstein, no qual acaba se casando e tendo uma filha.
Barbra Streisand imortaliza outras duas músicas, além de "Funny Girl", escritas para o filme: "Don't Rain On My Parade" é a mais conhecida entre todas e "My Man" fecha o incrível show de Fanny Brice.
Barbra fez tanto sucesso no papel da comediante-musical nova-iorquina que o filme ganhou uma sequência em 1975. "Funny Lady" mostra a história de Brice com seu segundo marido, o empresário Billy Rose. Esse filme eu ainda não vi, mas assim que ver eu venho aqui falar.
"Funny Girl" ocupa o 16º lugar na lista da AFI (American Film Institute) de "Os 25 Maiores Musicais do Cinema", além de ter vencendo um Óscar e um Globo de Ouro em 1969, ambos na categoria de "Melhor Atriz" e um Prêmio David di Donatello em "Melhor Atriz Estrangeira".

0 comenta(m):

Postar um comentário

 
fireworkers! © 2009-2013