Natal, uma data mágica!

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Estou passando aqui pra fazer um post especial sobre a época mais mágica de todo o ano, o Natal minha gente! *-*

Já é natal pessoas. Boas festas para todo mundo, Feliz Natal para todos e boas celebrações! *-*

 - A palavra 'natal' do português já foi 'nātālis' no latim, derivada do verbo 'nāscor' (nāsceris, nāscī, nātus sum) que tem sentido de nascer. De 'nātālis' do latim, evoluiram também 'natale' do italiano, 'noël' do francês, 'nadal' do catalão, 'natal' do castelhano, sendo que a palavra 'natal' do castelhano tem sido progressivamente substituída por 'navidad' como nome do dia religioso.
Já a palavra 'Christmas' do inglês evoluíu de 'Christes maesse' ('Christ's mass') que quer dizer missa de Cristo.

Natal é a época certa para perdoar, a época para ficar próximos daquelas pessoas que você gosta, uma época para se juntar com a família e quando bater 00:00hs da passagem do dia 24/12 para o dia 25/12 desejar Feliz Natal, abraçar, comer a ceia e etc. A época mais mágica e mais feliz do Ano.
Dia 25/12 não é apenas mais um dia onde você deixa de trabalhar, estudar e etc., pra ficar em casa comendo e bebendo com os amigos, a data marca o Início dos Tempos, o nascimento do menino Jesus [lembrando que essa (25/dez.) não é a data real do nascimento de Jesus], filho de Deus e Maria.
A época mais mágica do ano consiste em ficar entre os amigos e família comemorando esse fato, porém muitas vezes ele é ocultado e a festa acaba se tornando "mais uma festa no ano". Porém, mesmo assim, as pessoas tem a consciência de que essa data é importante e sempre são lembradas disso.
O Natal possue alguns símbolos que torna a data mais especial e mais interessante.

 - Árvore de Natal:
Entre as várias versões sobre a procedência da árvore de Natal, a maioria delas indicando a Alemanha como país de origem, a mais aceita atribui a novidade ao padre Martinho Lutero (1483-1546), autor da Reforma Protestante do século XVI.
Desde então a árvore vêem sendo modificada e enfeitada de acordo com o gosto de quem a decorar, podendo ser um árvore artificial ou uma natural. As árvores de Natal são geralmente pinheiros, podendo ser enfeitada com lâmpadas que piscas em diversas cores, bolas coloridas, laços, pinhos, Papai-Noeis e um estrela bem no topo da árvore.

 - Presépio:
As esculturas e quadros que enfeitavam os templos para ensinar os fiéis, além das representações teatrais semi-litúrgicas que aconteciam durante a Missa de Natal serviram de inspiração para que se criasse o presépio
O presépio é a representação do local onde Jesus Cristo nasceu. 
A representação sempre trás personagens que estavam presentes no acontecimentos. Vemos, nos presépios, um pequeno berço e Jesus nele, Maria e José em volta, os anjos, os três magos e alguns animais como ovelhas. O presépio é um dos símbolos mais lembrados e mais usados nos enfeites das casas e lugares públicos.

 - Papai Noel:
Papai Noel (português brasileiro) ou Pai Natal (português europeu) é uma figura lendária que, em muitas culturas ocidentais, traz presentes aos lares de crianças bem-comportadas na noite da Véspera de Natal, o dia 24 de dezembro, ou no Dia de São Nicolau (6 de dezembro).
O símbolo mais conhecido entre as pessoas no mundo e o mais querido entre as crianças, traz um homem já velho, barrigudo, com uma barba bem grande e branca, e que veste roupas e um gorro de cores vermelhas e em detalhes em brancos e fala "HOHOHO, FELIZ NATAL!". 
O "Bom Velhinho" como é conhecido populamente, traz presentes para as crianças mais comportadas no ano e os deixa embaixo das Árvores de Natal. Anda num trenó puxado por 9 renas: Rudolph [Rodolfo], Dasher [Corredora], Dancer [Dançarina], Prancer [Empinadora], Vixen [Raposa], Comet [Cometa], Cupid [Cupido], Donner [Trovão] e Blitzen [Relâmpago]. Desce por chaminés e quem não tiver, ele passa pela porta mesmo.

 - Decorações Natalinas:
Uma outra tradição do Natal é a decoração de casas, edifícios, elementos estáticos, como postes, pontes e árvores, estabelecimentos comerciais, prédios públicos e cidades com elementos que representam o Natal, como, por exemplo, as luzes de natal e guirlandas. 
As decorações são lembradas por todos que comemoram a data, e tal acontecimento acontece sempre alguns dias/semanas antes do Natal e fica decorado até o dia 6/01, no máximo.
Muitos usam diversos tipos de decorações. Entram na lista luzes pisca-pisca, árvores de Natal, bonecos de Neve, guirlandas, presépios, laços, e etc.

 - Panetone:
panetone é um alimento tradicional da época de Natal de origem milanesa, do norte da Itália. Várias lendas tentam explicar a sua origem. O pãodoce de natal possui fragância discreta de baunilha e recheio de frutas secas tais como a uva passa.
Uma das comidas mais típicas da festividades, assim como o Peru de Natal. É uma espécie de "Pão" em tamanho grande com recheio. Para muitos o Panetone é sagrado e não deve faltar na ceia, para outros e apenas mais um alimento no banquete.

 - Presentes:
Tradição típica do Natal, mas esse aqui eu vou deixar para o próximo post *-*


I Wish Everyone A Merry Christmas!

Bem, aqui eu finalizo o meu post desejando um Feliz Natal a todos, e um ótima festa a todos aqueles que vão a uma. Aos outros eu desejo uma bela comemoração, e lembrem:
Essa é uma data mágica! ;*

0 comenta(m):

Postar um comentário

 
fireworkers! © 2009-2013