[ESPECIAL] Top Halloween

quarta-feira, 31 de outubro de 2012
31 de outubro, halloween, é um evento tradicional principalmente nos EUA, onde as crianças e adultos também se fantasiam e fazem festas. Ok? Nós brasileiros não temos isso, mas só porque não fazemos festas não quer dizer não podemos fazer uma comemoração com ótimos filmes de terror né? E o que não falta são filmes bons de terror (alguns são ruins, mas se tornam bons). E é pra isso que eu estou aqui. Dar dicas de 10 filmes que você deve assistir nesse dia ou no final de semana. Então vamos para as dicas?

QUADRILOGIA "PÂNICO"
O primeiro "Pânico" de 1996 revolucionou a industria de filmes de suspense trazendo um novo fôlego ao gênero que tinha se perdido na década de 80. Os responsáveis por essa proeza foram o diretor Wes Craven, que antes já tinha feito clássicos como "Quadrilha de Sádicos" e claro "A Hora do Pesadelo" como nosso querido Freddy Krueger e o roteirista Kevin Williamson (que também escreveu "Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado" e tá agora no hit séries "The Vampire Diaries"). O filme que usa de metalinguagem como forma de se expressar é um marco no cinema, que depois dele desencadeou o que hoje conhecemos de "terror teen". Junto com ele vieram "Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado", "Eu Ainda sei...", "Medo em Cherry Falls", entre outros. As duas sequências da década de 90 até que tentaram manter o nível, mas como o primeiro não houve. Mas vale ainda a pena assistir. E em 2011, uma nova década, novas regras, veio "Scre4m". E depois de assistir os 4 filmes da saga de Sidney Prescott e seus amigos, vários assassinos. Resta apenas uma pergunta: What's your favorite scary movie?


O ILUMINADO
Um filme estrelado por Jack Nicholson, baseado em um romance de Stephen King, dirigido por Stanley Kubrick, tem como não ser perfeito? Pois é. Não tem como. E não foi. "O Iluminado" é um dos meus filmes favoritos de terror e Jack Nicholson interpreta o que ele faz de melhor: um louco. Porque não há de negar que aquele olhar de Jack Torrance não faz você ter medo. O filme é de 1980 e recebeu duas indicações ao Oscar. O filme que traz em seu enredo reencarnação, previsão de futuro e um final surpreendente vai fazer você pensar duas vezes antes de ficar só em um ambiente. O filme além de ser ótimo é um marco na cultura pop, bandas como 30 Seconds to Mars (The Kill) e Slipknot (Spit it Out) se inspiraram nesse filme para seus clipes. Um ótimo clássico.


O EXORCISTA
Imagina você tem aquela vizinha, normal e de repente algo fica diferente nela. Ela começa a falar línguas que não aprendeu, começa a usar palavreados fortes, a descer a escada de forma diferente e vomitar "sopa de ervilha"... Okay, essa não é a premissa de "O Exorcista", mas possivelmente poderia acontecer com qualquer um ou qualquer uma de ser possuída por um demônio. Isso realmente acontece no filme de 1973, onde a garotinha Regan (interpretado perfeitamente pela Linda Blair) deu um grande susto em muita gente e ainda dá. Essa obra-prima, que é baseada em um exorcismo de verdade, é um dos filmes de terror mais lucrativos e assustadores de todos os tempos. É outro marco do cinema por ser o primeiro filme de terror a ser indicado ao Oscar de "Melhor Filme", feito que só veio acontecer de um filme do gênero ser agraciado com o prêmio em 1991, com o filme...


O SILÊNCIO DOS INOCENTES
Esqueça as sequências, o que conta aqui é a atuação desse grande astro do cinema que é Anthony Hopkins.  Ninguém nesse mundo vai conseguir interpretar um Hannibal Lecter como esse grande mestre do cinema. Ele e a Clarisse da Jodie Foster foram e são incríveis. O filme é tão incrível que acabou ganhando nas 5 maiores categorias do Oscar que são: melhor ator para o Hannibal Lecter do Anthony Hopkins, melhor atriz para a Clarisse Starling de Jodie Foster, Melhor Diretor para Jonathan Demme, Melhor Roteiro Adaptado para Ted Delly e claro melhor filme. A história do canibal que ajuda a detetive é além de um dos filmes de suspense mais legais que existe, tem muita ação. É uma ótima pedida nesse cardápio. O filme ainda teve uma  sequência em 2001, "Hannibal" que teve a Jodie Foster substituída pela incrível Julianne Moore (mesmo amando a Julianne, Clarisse é da Jodie) e dirigido por Ridley Scott e dois prequels: Red Dragon em 2002 que conta com o Edward Norton no papel do agente do FBI William Graham e o filme retrata o canibal antes do "Silêncio dos Inocentes". E temos ainda "Hannibal - A Origem do Mal" de 2007 que tem o ator Gaspard Ulliel como o nosso famoso canibal, contando como ele se tornou o famoso psiquiatra a.k.a. Hannibal Lecter. Ano que vêm teremos mais uma adaptação baseado em Hannibal Lecter, agora para TV, uma série para o canal NBC


JOGOS MORTAIS
A saga do psicopata Jigsaw renderam até agora 7 filmes, sendo 1 em 3D. A franquia mais engenhosa do cinema começou no cinema independente e foi um sucesso, claro que se reluz e dá ouro em hollywood logo vira franquia. Isso se aplica aqui, em meio a vários filmes, muitas mutilações e alguns aliados, essa franquia é outra que introduziu um novo modo de dar medo, ou quer dizer, não dá medo, dá nojo. São mutilações que deixam qualquer um com vontade de sair correndo do cinema. Na esteira da franquia de "Jogos Mortais" vieram "O Albergue 1 e 2", "Turistas", "Jogos Sangrentos", entre vários outros que usam da mesma metodologia de fazer filmes de terror, usando o estômago fraco de alguns dos telespectadores. 


A BRUXA DE BLAIR
Se vocês pensam que a ideia de uma câmera na mão e o horror acontecendo vêm de agora com "Atividade Paranormal", vocês estão enganados."The Blair Witch Project", como é chamado originalmente é um filme de 1999 que se traz a ideia de um pseudocumentário. A história é a de 3 jovens que saíram pra filmar um documentário sobre uma bruxa em 1994 e nunca mais foram vistos. O filme foi um estrondoso sucesso e ganhou prêmios no cenário americano independente. Como sempre, fizeram uma sequência totalmente desnecessária e há anos rolam boatos de um terceiro filme. Na linha de pseudocumentários temos o espanhol "REC" e suas sequências que são bem legais também e o já citado aqui "Atividade Paranormal" que se encontra no seu 4° filme nos cinemas.


A NOITE DOS MORTOS VIVOS
O que pode ser mais aterrorizante do que ver aquelas pessoas que morreram voltarem a vida, mas de uma maneira totalmente destorcida e tendo apenas um proposito: matar. Dirigido por George Romero, essa obra prima do horror inseriu no cinema todas as regras de mortos-vivos, nossos zumbis, que todos nossos conhecemos. O filme original é de 1968 e teve um remake que é o mais conhecido em 1990 dirigido por Tom Savini. "A Noite dos Mortos Vivos" é o primeiro de 5 filmes dirigido por George Romero sobre zumbis. Na linha de zumbis, vale muito a pena assistir "Extermínio" um filme dirigido por Danny Boyle, que redefiniu as características dos zumbis, os tornando mais velozes e não estão mortos, como os de Romero


BRINQUEDO ASSASSINO
Quem diria que em 1988 um boneco chamado Chucky iria assustar tanto as crianças e alguns adultos como aconteceu? No meio de uma perseguição o "Estrangulador de Lakeshore", Charles Lee Ray é atingindo no coração e por meio de magia negra passa sua alma para um boneco da linha "Bonzinhos". Comprado como presente para o garoto Andy, o boneco agora precisa fazer de tudo para transferir sua alma para o corpo do garoto. E ele será capaz de tudo mesmo pra essa proeza. Um enorme sucesso, teve duas sequencias em filmes solo, até que em 1998 ele ganhou companhia em "A Noiva de Chucky" estrelado por Jennifer Tilly fazendo a sua noiva, Tiffany. Nesse filme temos a presença de Katherine Heigl (a Izzie de "Grey's Anatomy") no começo de carreira. Em 2004 essa família cresceu e temos "O Filho de Chucky" que é de longe o pior da franquia. Em 2013 Chucky voltará para um sexto filme que promete voltar as raízes sombrias do personagem.


A PROFECIA
Em 1976 um garotinho, com um olhar profundo nos daria a visão do inferno na terra. Isso mesmo, estamos falando do filho de Satanás que estava passando pelo cinema em um dos melhores filmes feito sobre o anti-cristo. O doce e calado Damien vai viver com a família de um diplomata depois que o filho da família misteriosamente morre no parto. Depois que o garoto entra na família, series de eventos misteriosos começam a acontecer. O filme teve um remake lançado em 2006, sem o brilho do original. Teve mais 3 sequências, mas a que interessa mesmo é o bom e velho original.


HALLOWEEN
CLAAARO que "Halloween" estaria na lista. Um dos filmes mais legais de todos, com um dos vilões que deixa qualquer um "sem palavras" está aqui com todas suas 8 continuações, plus remake e continuação. Na noite de halloween 1963, o pequeno Michael Myers de apenas 6 anos, mata a sangue frio sua irmã mais velha Judith Myers, apos ela fazer sexo. Enviado à uma instituição psiquiátrica ele passa exato 15 anos e na noite de halloween de 1978 ele escapa e volta pra cidade e começa a matança. Ele persegue a pobre babá Laurie Strode (Jamie Lee Curtis, que se tornou a rainha do grito por ter feito diversos filmes do gênero). Mas o que leva Michael a essas atitudes? E porque perseguir Laurie? E porque ele é imortal?  Jamie Lee Curtis fez 4 filmes da saga, o terceiro filme não tem NENHUMA ligação com a trama principal e os dois remakes do Rob Zombie, bem, tem quem goste. Depois de "Halloween", nasceram os vilões politicamente corretos: fez sexo, fumou, bebeu e fez sexo (sim, duas vezes), morre. Na linha temos Jason da saga "Sexta-Feira 13" que começou em 1980 (sendo que ele só aparece no segundo), Freddy Krueger de "A Hora do Pesadelo" que começou em 1984 e a menos conhecida de todas, mas super politicamente correta Angela Baker da série de filmes "Acampamento Sinistro".


[BÔNUS] BASKET CASE
Esse não é um filme comum. Esse não é apenas um filme. Eu considero ele um clássico do cinema trash. Com uma trama totalmente envolvente você se conecta rapidamente com a historia de Duane, um garoto tímido que chega na enorme Nova York e se hospeda num hotel de quinta, cheio de pessoas estranhas. Sempre ao seu lado, Duane carrega um enorme cesto. Mas o que teria dentro desse cesto? Um grande segredo que vai fazer você se assustar... ou não. Faltou algum na lista? Se faltou diz ai nos comentários.



E antes de dizer adeus, uma coisa que eu sempre digo sobre esses remakes da vida: 

0 comenta(m):

Postar um comentário

 
fireworkers! © 2009-2013