Especial: Sara Bareilles

sábado, 21 de julho de 2012
Nascida no dia 7 de dezembro de 1979, a californiana Sara Beth Bareilles é uma compositora, cantora e pianista norte-americana, nascida na cidade de Eureka e dominada pelos estilos pop soul, pop rock e o baroque pop
Sara é a filha mais nova de três meninas, cujo pais trabalhavam como funerário e ajustador de seguros. Tendo descendência italiana, alemã, portuguesa e francesa, fala fluentemente o italiano e viveu por um ano na Itália. Desde sua infância, a cantora já demostrava muito interesse pelas artes cênicas. Além de participar do coral de sua escola, ela também fez parte de produções musicais de sua cidade e até atuou como Audrey na versão de sua escola para "Little Shop of Horrors".
Quando foi estudar fora, na Universidade da California (em Los Angeles), Sara entrou em um grupo musical a cappella (estilo musical onde se canta sem o auxílio do instrumental) chamado "Awaken a Cappella", no qual acabou gravando um álbum. Mas sua carreira profissional só viria a começar algum tempo depois.


Em 2002, Sara se formou na universidade e começou a performar em bares e boates. Foi então que sua carreira começou a se formar e ela começou a chamar atenção. Quando começou a cantar nas avenidas, ela gravou dois álbuns demos cheios de músicas ao vivo. O primeiro se chamava "The First One", gravado em abril de 2003; enquanto isso o segundo, "The Summer Sessions", foi gravado em outubro do mesmo ano. Foi então que Sara Beth Bareilles conseguiu seu primeiro contrato musical. 
Em janeiro de 2004, Sara Bareilles se tornou uma cantora profissional. "Careful Confessions" foi seu primeiro álbum gravado em estúdio, sobre um pequeno selo chamado Tiny Bear Publising. Apesar de ser seu debut, o álbum não ficou tão conhecido como que viria a seguir. No entanto, a faixa "Gravity" é a mais memorável entre todas as 11 faixas (que foram todas compostas por Sara). A música entrou para a trilha sonora do seriado "The Vampire Diaries", "Community" e "Park and Recreation", além de ter servido de trilha para uma das danças da quinta temporada do reality "So You Think You Can Dance" e no filme independente "Loving Annabelle".


Mas foi apenas em 2005 que Bareilles realmente assinou com uma grande gravadora. O contrato com a Epic Records (gravadora de L.A. Reid) foi fechado no dia 15 de abril e o primeiro álbum sobre o selo viria dois anos depois. Todo o resto de 2005 e o início de 2006 foram utilizados para compor as faixas que poderiam estar no álbum. 
Antes de lançar seu debut album sobre um grande selo, a faixa "Love Song" (o first/debut single) foi o Single of the Week na loja virtual iTunes Store. A música se tornou o maior hit de Sara Bareilles e ficou durante 41 semanas dentro da Billboard Hot 100, sendo #1 nas listas da Billboard Adult Contemporary, Adult Pop Songs, Pop Songs e na Canadian Hot 100. Um mês após o lançamento do single, o primeiro álbum de Sara foi lançado no dia 17 de julho de 2007.
"Little Voices" marcou a entrada de Bareilles para o mundo musical. Compondo todas as músicas, Sara debutou em #45 na Billboard Hot 200 e em 2011 ganhou o certificado de Platina do álbum, vendendo mais de um milhão de cópias e ficando em #7 na mesma lista, naquele ano. Foi graças a este álbum (que estava sendo muito bem recebido pela crítica) que Sara teve sua primeira indicação ao Grammy. No 51st Grammy Awards (que aconteceu em 2009), Bareilles foi nomeada para "Song of the Year" e "Best Female Pop Vocal Performance" decorrente do single "Love Song".
Para este álbum, Sara entrou em duas tours. A primeira, chamada "Between the Lines: Sara Bareilles Live at the Fillmore", acabou tendo DVD e CD lançados. Enquanto a segunda, a "Gravity Tour", foi gravado um EP (liberado para download gratuito) com 7 músicas ao vivo gravadas durante a tour.


Durante o verão de 2009, depois de um bloqueio mental, Sara voltou a escrever para o seu próximo álbum. Gravado em Los Angeles, "Kaleidoscope Heart" foi produzido, gravado e mixado inteiramente por Neal Avron, enquanto a composição ficou por conta da cantora em parceria a Questlove e Pharell Williams.
O primeiro single do álbum foi "King of Anything", uma das músicas mais conhecidas de toda a gravação. Certificado como Platina, o single foi lançado em maio de 2010, tendo suas primeiras execuções em rádios europeias. O álbum veio quase 4 meses depois, no dia 7 de setembro de 2010.  "Heart" debutou direto em #1 nos Estados Unidos (através da Billboard Hot 200), vendendo mais de 90,000 cópias. O álbum teve o acompanhamento do "Little Voice", que também entrou na lista na mesma semana no #200. Para promover seu novo trabalho, Sara entrou em uma pequena tour solo de ingressos esgotados durante 3 meses, além de ter aberto os shows do Maroon 5 na fase europeia e asiática. Em 2011, Sara Bareilles entrou para a bancada de jurados como uma "Celebrity Judge" no reality show da NBC (a mesma emissora/produtora do "The Voice"), "The Sing-Off" (reality show musical que funciona achando cantores solos, duos ou grupos que cantem inteiramente em a cappella).


Para este ano, Bareilles lançou um EP (Extended Play) chamado "Once Upon Another Time". O primeiro single, "Stay", foi lançado no dia 21 de abril, enquanto o EP teve seu lançamento no dia 22 de maio com 5 músicas novas. Por enquanto, Sara não tem planos para lançar um terceiro álbum de estúdio.

0 comenta(m):

Postar um comentário

 
fireworkers! © 2009-2013