Wut I Have 2 Say: Cheryl - A Million Lights (2012)

segunda-feira, 18 de junho de 2012
Cheryl Cole é uma das mais famosas cantoras em solo europeu. A queridinha britânica é do tipo "me ame ou me odeie" e por isso reune uma legião de haters e uma outra de Soldiers (nome dado aos seus fãs). O nome de Cole já se relacionou a muitas polêmicas (algumas explicadas no nosso Especial) e sempre chama a atenção dos olhares curiosos. Agora, a "polêmica" é o seu mais novo trabalho.
O seu terceiro álbum se chama "A Million Lights", vindo dois anos depois do "Messy Little Raindrops". Para o novo trabalho, ela preparou toda uma nova era. Para começar, seu nome artístico passou a ser apenas Cheryl, além de uma mudança notável no estilo, tendo muito dance-pop (músicas para a dancefloor). E, é claro, a adição de uma dúzia dançarinos, dança, uma franja e muito color blocking.
Nesse álbum, que se tornou um dos mais esperados para o ano de 2012 depois de tudo que Cheryl passou (estavam todos fervorosos para saber qual seria o resultado de tanta frustração e raiva), temos Alex da Kid, Calvin Harris, will.i.am, Agent X e até Taio Cruz na produção. Enquanto na composição temos mais uma vez Alex, Calvin e Taio, além da própria cantora e também Lana Del Rey. E antes, durante e depois que o projeto foi lançado, a britânica arrecadou notáveis marcas:
1- O álbum foi o mais vendido na Pré-Venda do site Amazon, ultrapassando as pré-vendagens do "Believe", novo álbum de Justin Bieber;
2- "Lights", apesar do nosso atual mundo digital, não vazou antes da hora. E mesmo tendo seu lançamento físico antes do digital, todos os fãs que adquiram o álbum por um dos dois meios, se recusaram a vaza-lo como uma forma de respeito ao trabalho de Cheryl. Acabou de o álbum só caiu na internet para free download (o famoso download ilegal) cerca de 45 minutos depois que ele foi disponibilizado na iTunes Ireland, no dia 15.
3- Em apenas 1h, "A Million Lights (Deluxe Edition)" se tornou #2 na iTunes Ireland, enquanto o "A Million Lights" (em versão normal) chegou a #12, enquanto no iTunes UK a versão Deluxe debutou em #1 e a standart em #10
"A Million Lights" teve, por parte da crítica profissional, notas/avaliações/estrelas bem diversas e foi lançado pelo o selo Polydor Records/Fascination Records, subsidiária da Universal Music Group, no dia 15 junho na Irlanda e chegou ao Reino Unido no dia 18.

# UNDER THE SUN
Produzida por Alex Da Kid (conhecido por trabalhos com Kardinal Offishiall, Eminem, Rihanna, Nicki Minaj, Dr Drew e Skylar Grey) e escrita também por ele ao lado de Cheryl, "Under the Sun" é a primeira música do álbum e está na batalha para se tornar o segundo single. A faixa se destaca por ser a única música fofinha e bonitinha, tendo uma pegada bem "o tipo de canção que Colbie Caillat ou Natasha Bedingfield cantariam" (na verdade, cheguei a pensar em um clipe parecido com "Unwritten"). É instântaneo: você ouve e imagina algo parecido com um music video todo bonitinho e cheio de sorrisos e Cheryl em uma roupa bem boneca de porcelana em uma casinha de boneca junto a um coral. Ou você imagina isso, ou você imagina algo parecido a primeira performance da música, que foi ao ar ontem no T4 Special, no Channel 4.


# CALL MY NAME
"Call My Name" foi produzida e escrita por Calvin Harris (o grande DJ por trás de "We Found Love", da Rihanna). O carro-chefe do "A Million Lights" foi liberado na rádio no dia 2 de maio e apenas lançada oficialmente no dia 10 de junho, debutando em #1 em todo o solo europeu (estando, ainda, em #1 em diversos iTunes ao redor da Europa) e tornou-se a música de 2012 mais rápida ir para o topo das paradas. O vídeo para a música, que tem muita coreografia, foi lançado junto a liberação para as rádio e já conta com mais de 8 milhões de visualizações. Tendo um feedback positivo da maioria da crítica especializada, "Call My Name" é construída inteiramente na Dance-pop e na House (ligado à eletrônica) e tem como B-Sides "Make You Go" (presente na versão box Super Deluxe) e "Telescope" (presente na versão Deluxe). 

Cheryl performou "Call My Name" diversas outras vezes. A principal foi no "THE VOICE UK" (que, além de ter sido a primeira apresentação ao vivo da música, ganhou perfomance eletrizante). Mas também a música entrou no "T4 SPECIAL" de promoção do álbum. 


# CRAZIEST THINGS (FEAT. WILL.I.AM)
A terceira música é "Craziest Things". Com a participação do mentor de Cheryl, will.i.am, a música foi escrita por ele, Cheryl, S. Khan e A. Martin, tendo produção liderada apenas por will. Regada no auto-tune/sintetizador (principalmente pelo o lado de will, que a certo tempo vem usando o instrumento o tempo todo declarando que é uma forma de aperfeiçoar a sua voz, uma vez que ele não se acha um bom cantor ou que tenha uma boa voz), a música repete um refrão curto que diz "Nós dizemos as coisas mais loucas" e claramente se vê que é o tipo de músicas que o mentor de Cheryl produziria. 

# GIRL IN THE MIRROR
Para aqueles que acompanham o trabalho de Cheryl e a seguem no Twitter, sabem que a algum tempo atrás ela tuitou uma frase que viria a ser um pedaço de letra dessa música (na época, ninguém desconfiava). "Girl in the Mirror" conta a história de uma garota que está o tempo todo em batalha consigo mesma durante um processo de crescimento e amadurecimento. Produzida por Pantha e escrita por Aaron Cowan e Jareth Johnson, o refrão diz que Cheryl está "tendo pequenas brigas com a garota no espelho, estressando ela (a garota) para se tornar uma mulher" e responde falando "não precisar disso hoje" e que não sabe o que dizer para a garota no espelho.

# A MILLION LIGHTS
A faixa-título é a nossa primeira balada, descrita como "parece Indie" por Cheryl. Quem ficou por conta da produção e da composição foi principalmente o time de DJ, produtores e compositores Agent X (liderados por Greg Bonnick e Leon Price). A dupla é conhecida por produzir faixas no estilo House, UK Garage, Dubstep, Hip-Hop e R&B. "A Million Lights" (faixa) tem quase 3 minutos e meio e traz uma batidinha mais devagar com um refrão dizendo "Tenho muita coisa na minha cabeça, como saudades por você" e "Um milhão de luzes atrás de você. Eu estava perdida na escuridão até encontrar você".

# SCREW YOU (FEAT. WRETCH 32)
"Screw You", que está disputando contra "Under the Sun" para ser segundo single, se tornou uma das faixas mais esperadas do "A Million Lights". Ainda há semanas do lançamento do álbum, saiu na internet um pedaço da letra que estava composta de chingamentos e versos furiosos para o que parecia ser à Ashley Cole, ex-marido de Cheryl, e, talvez, Simon Cowell. Após a liberação da faixa completa, percebe-se que a música seria apenas "dedicada" à Ashley. A música tem participação do desconhecido rapper Wretch 32 e foi escrita por Megan Nicolle, Kingsley Brown, Daniel Traynor e Jermaine Scott, sendo produzida por HyGrade. A faixa é especialmente utilizada para declarar todas as decepções que Cheryl passou durante seu relacionamento. "Meu coração deve ter sido muito grande pra você. (...) Mas nunca foi o suficiente, eu nunca tive o seu amor". É nela que Cheryl dispara o que vai vir a ser um dos mais famosos quotes do álbum: "Eu te amei demais, mas você nunca deu a mínima. Então, foda-se!".
Cheryl também performou "Screw You" no "T4 SPECIAL"

# LOVE KILLER
Em "Love Killer" temos Dada Life (duo dos produtores Olle Corneer e Stefan Engblom) e Kasia Livingston na composição e Dada Life na produção. A princípio a música tinha sido liberada pela própria Cheryl em seu perfil no SoundCloud e entrou para o corte final do álbum.  Instrumentalmente, a composição é feita por Dubstep e "mid-tempo", tendo sintetizadores, baixos e as próprias batidas do dubstep. Liricamente, a música fala sobre se apaixonar por uma pessoa que está o tempo todo te decepcionando e te deixando para baixo, um "love killer"

# GHETTO BABY
E é justamente nessa música que temos o encontro de Lana Del Rey e Cheryl Cole. A música foi escrita pela cantora indie e produzida por Emile Haynie, e é impossível não sentir a presença de Lana na sua composição. "Ghetto Baby", que não tem nem 3 minutos de música, também se tornou uma das faixas mais esperadas devido a união das duas cantoras. E em R&B, "Ghetto" simplesmente não decepciona a quem a ouve.

# SEXY DEN A MUTHA
É Jim Beanz (que já trabalhou para Shakira, Nelly Furtado, Jamie Foxx, Fergie, Gwen Stefani, Timbaland, Britney Spears, Keri Hilson, Rihanna, Chris Brown e Demi Lovato) quem escreve e produz. É descrita como um hit sobre as influências dances e com uma batida e letras obrigatoriamente feitas para dancefloor, "Sexy Den A Mutha" tem 3m40 sendo a ante-penúltima faixa.

# MECHANICS OF THE HEART
"Mechanics of the Heart" é a segunda balada do novo álbum. Escrita e produzida por Taio Cruz e Mathias Wollo, a música de pouco mais de 3 minutos troca os papéis e fala sobre um cara que teve seu coração partido por uma garota. "O que foi deixado no chão foi esmagado em pedaços. Primeiro ela machucou, depois ela deserdou. Mas eu estou tentando salvar isso.". "Mechanics" metafora com uma operação, dizendo que vai "remendar" o coração e aprender as "partes mecânicas" dele.

# ALL IS FAIR
Com um início instrumental ao som de uma hélice de helicóptero, a última faixa do álbum é dedica aos Soldiers (seus fãs). Mais uma vez, Jim Beanz volta para a produção e composição, que tem a ajuda da compositora Candice Nelson. Na música, Cheryl fala que "estamos em batalha e que eles não se importam com nós" e que temos que parar de jogar pelas as regras e que não há nada para se perder. Pedindo que seus soldados mostrem de que são feitos, Cole canta a faixa em uma espécie de extrema calmaria. Como se tivesse sentado na varanda de sua casa, em um deserto, olhando no horizonte e vendo as "tropas inimigas" chegarem e se aproximarem enquanto toda sua legião de fãs está atrás dela esperando pacientemente o inimigo chegar para batalharem "na guerra". Tudo em diversas cenas de câmeras lentas.

E assim chegamos ao fim do "Wut I Have 2 Say" sobre o "A Million Lights" (pelo menos sobre a versão normal), provando que o comeback de Cheryl Cole, Cheryl ou Chezza (fique a vontade para chama-la como preferir) está a uma altura esperada por ela, pelos fãs e pela crítica. Agora basta a nós adquirirmos o álbum de algum jeito legal, mostrando suporte a ela e ao seu trabalho. Se você possui conta no iTunes UK ou no iTunes Ireland pode adquirir o álbum por aqui: AML (UK e Ireland) e AML-DE (UK e Ireland).

0 comenta(m):

Postar um comentário

 
fireworkers! © 2009-2013