OLDbutGOLD: A Clockwork Orange (1971)

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012
Ambientada na Inglaterra de um futuro distante e desconhecido, "A Clockwork Orange" traz a conturbada história do jovem Alexander DeLarge (interpretado por Malcolm McDowell), que depois de "acidentalmente" ter matado a vítima do seu roubo, é dito como assassino e sentenciado a 14 anos de prisão. Porém, dois anos depois, em uma tentativa de se livrar da prisão, ele se submete a ser cobaia para um tratamento que muda sua vida.
"Laranja Mecânica", como chamado no Brasil, é um filme britânico de 1971 baseado em um romance homônimo de mesmo nome escrito em 1962 por Anthony Burgess. A produção se tornou um clássico do cinema e um dos filmes mais influentes de Kubrick, além de ter sido nomeado para diversas premiações e ter o título de 37º  na lista da revista Empire dos "500 Melhores Filmes de Todos Os Tempos".


O início do filme é iniciado por Alex narrando sobre o tipo de leite comercializado na Leiteria Korova, que, ao ser finalizado, mostra Alex e seus 3 "droogs" (russo para amigo) passeando pelas ruas de Londres, batendo em um sem-teto, caçando briga com uma outra gang, assaltando a casa de um escritor e (Alex) estuprando a sua mulher (do escritor) enquanto cantarolava "Singin' In the Rain". E além de violento e estuprador, Alex também se mostra irreverente, abusivo e "mal-criado", mentindo constantemente para seus pais.
Toda a produção mostra cenas de ultraviolência e estupro praticada por Alex e sua gang, sendo narrada em primeiro pessoa (tanto do plural como do singular) em "Nadsat", um tipo de linguagem que mistura o inglês e russo. E para quem vê a primeira vez, pode apresentar certas dificuldades no entendimento tanto da linguagem, quando do enredo. Mas basicamente, tudo é muito simples. Veja só.
Em uma de suas "aventuras" com deus droogs, Alex assalta a casa de uma outra mulher e durante o assalto, acaba matando a sua vítima (no qual só vem saber depois). Depois do ato, Alex tenta fugir, mas é acertado por uma garrafa de leite em uma retaliação feita por um de seus droogs, que ficou furioso por seu "mestre" ter cortado a parte superior de sua mão quando foi questionado de sua supremacia. Tal ato, permite que a policia capture e prenda Alex por roubo e assassinato.
Sentenciado em 14 anos de prisão, Alex é liberado em seus segundo ano de prisão por se submeter a ser cobaia do Tratamento Ludovico, que foi desenvolvido pelo governo para acabar com a violência. O tratamento consiste na sedação do voluntário a um soro, enquanto assiste a pequenos filmes de extrema violência. Se dado certo, o paciente passa a responder aos atos de forma repulsiva. Além de torna-lo incapaz de produzir qualquer ato de violência, acidentalmente é também vetado de ouvir a 9ª Sinfonia de Beethoven, sua peça preferida.


Curado, Alex é posto de volta à sociedade. Mas ao voltar pra casa se depara com seus pais com um "novo filho", que acaba causando a sua saída. Deprimido, começa a rondar por Londres procurando uma resposta pra o que fará a seguir e acaba se encontrando com a sua vítima do início do filme, que junto aos seus amigos sem-teto, batem em Alex. Sendo ajudado pela polícia, o jovem vê que dois de seus amigos agora são policiais e ao reconhecerem Alex, promovem um acerto de contas, levando-o para o meio do mato e quase matando-o afogado.
Procurando ajuda pelo recente afogamento, DeLarge não percebe e acaba voltando para a casa do escrito que anos atrás assaltou e estuprou sua mulher. Sem reconhece-lo como o estuprador (apenas como "a vítima do tratamento Ludovico"), o escritor o abriga e lhe oferece um banho. Durante esse mesmo banho, Alex cantarola "Singin' In the Rain", o que causa o reconhecimento de Alex pelo escritor. 
Em uma falsa ação de ajuda na recuperação de Alex, o escritor (junto a dois amigos e seu enfermeiro) descobre que a mente de Alex rejeita a Sinfonia de Beethoven e consequentemente causa uma necessidade de cometer suicídio. Oferecendo-lhe vinho, Alex é drogado e preso dentro de um quarto no segundo andar de uma casa onde é obrigado a ouvir a Sinfonia. Numa tentativa de suicídio, Alex se joga da janela e acaba sobrevivendo. O escritor e sua equipe são acusados de causarem a tentativa de suicídio de Alex e são presos.


Acordado em uma sala de hospital, Alex fica a par dos recentes acontecimentos. E recebe o pedido de desculpas do Estados, após receber uma visita do Ministro do Interior que também propões uma parceria política com o jovem rapaz, oferecendo-lhe um bom emprego e salário se ele ajudar na eleição do partido conservador. O filme é acabado com Alex narrando que "Definitivamente, estava curado" e uma fantasia que mostra ele transando com uma mulher na neve, estando rodeado de cavalheiros e damas e o último movimento da Sinfonia tocando ao fundo.
O filme realmente se tornou um clássico e o preferido entre muitos ao redor do mundo. Foi tão bem elogiado que recebeu diversas indicações para o Oscar (Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Edição) e para o Globo de Ouro (Melhor Filme de Drama, Melhor Diretor e Melhor Ator de Drama para Malcolm McDowell) em 1972 e para o BAFTA (Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Edição e Melhor Trilha Sonora) em 1973.
"A Clockwork Orange" teve uma produção total de 2,3 milhões de dólares e uma resposta que ultrapassa os 26 milhões de dólares arrecadados.


Eu queria aproveitar dessa postagem e agradecer especialmente o @_reisYuri, por ter me indicado esse filme algumas semanas atrás. Como prometido por mim, foi baixado e visto. Como bônus, se tornou uma das indicações do blog no OLDbutGOLD para todos que lerem e se interessarem, assistirem. Fica registrado, então, que a postagem é a minha surpresa e uma homenagem ao Yuri e a indicação dada. 




2 comenta(m):

  1. Yuri Reis disse...:

    Muuito obrigado pela homenagem, Victor *-*
    Adorei mesmo e achei o enredo bem fiel ao filme ! Sugiro a todos que assistam e novamente: muito obrigado de coração :d

  1. fireworkers! disse...:
    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Postar um comentário

 
fireworkers! © 2009-2013