A revelação televisiva "The Voice"

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012
Quem está aí ligado o tempo todo na internet, nas mídias sociais e nos sites de notícias musicais com certeza conhece o "The Voice". Mas se você por algum tipo de acaso não sabe (como?), então lá vai!
Originalmente criado por John De Mol, "The Voice of Holland" é um programa exibido na TV holandesa que teve apenas uma temporada completa (a segunda ainda está sendo exibida por lá) e o ganhador foi Ben Saunders. Devido ao interessante novo formato, o reality acabou chamando atenção de empresários da NBC, que conseguiram fechar contrato e criar uma versão americana.
O "The Voice" tem Carson Daily de hostAlison Haisplip como Correspondente das Redes Social. Além dos dois, o reality conta com Adam Levine, Blake Shelton, Cee Lo Green e Christina Aguilera na bancada de jurados. Ou melhor: nas cadeiras de "coaches" (como preferem ser chamados). O prêmio é de $100,000 dólares e um contrato com a Universal Republic, subsidiária da Universal Music Group.
Agora que todos já conhecem quem participa do programa, a grande questão é: O que faz do reality um reality tão famoso e o que tem de tão especial assim no formato? Muito simples. Ou quase.
Diferentes de diversos reality musicais (American Idol, The X Factor UK ou US, e etc), no "The Voice" o coache não pode ver o participante na primeira etapa Na chamada "Blind Audition", Adam, Blake, Cee Lo e Christina ficam virados para a platéia e um a um, os participantes sobem no palco e performam. Não importa se é bonito, feio, gordo, magro, branco ou negro. Apenas a voz. Se por um acaso um dos coaches gosta do que ouve, ele deve apertar um botão vermelho na cadeira que a faz virar e conhecer o participante. Se por um acaso mais de um aperta o botão, o participante decide em qual time vai entrar e consequentemente quem vai ser o seu treinador. Se por um acaso ninguém vira, o participante é desclassificado. 

Formato de como funcionam as "Blind Auditions"

Depois das "Blind Auditions" terminarem, cada Team fica com oito participantes (solos ou duo) totalizando 38 participantes (38 devido aos duplas). A partir daí é trabalho de cada coache trabalhar no seu time. A próxima fase são as "Battle Rounds".
Nela, os coaches selecionam dois participantes do seu time que vão duelar entre si por um dos quatro lugares do corte final (todos os participantes vão duelar, só que em pares por vez). Selecionado as duplas, os coaches trabalham com cada um individualmente com a determinada música que eles vão duelar. Logo depois de tudo estar pronto e o tempo acabar, os dois participantes são colocados em um ringue de luta onde supostamente devem "duelar". Mas não é nada com espadas, adagas ou com as próprias mãos. Os dois participantes entram no ringue e cantam. Com o dueto finalizado, o respectivo treinador tem que escolher o que foi o melhor e eliminar o outro.
Nessa mesma etapa do show cada coache tem uma celebridade que vai ajudá-lo a escolher a música, a trabalhar com o participante e ajudar na decisão de quem fica e quem vai. Na primeira temporada os ajudantes eram o produtor Adam Blackstone (Team Adam), Reba (Team Blake), Monica (Team Cee Lo) e Sia (Team Christina).

O ringue de duelo e a disposição dos coaches e suas celebridades ajudantes.

Com as "Battle Rounds" terminadas, ficam apenas 16 participantes (número considerando duos como um participante). Está na hora de começar a rodada final do programa. 
Os "Lives Rounds" são exatamente o que o nome taz: rodadas ao vivo. Na terceira etapa do show, os 16 participantes vão fazer suas performances ao vivo e tentar continuar no show até o fim. Nas duas primeiras semanas (ao todo foram 4 semanas), dois teams cantam no mesmo dia (Semana 1: Team Blake e Team Christina, Semana 2: Team Adam e Team Cee Lo) e a eliminação fica o seguinte: para cada um dos teams, um participante é salvo pelo voto popular enquanto o outro pelo voto do coache, ficando assim 2 participantes para cada team. Nas semanas que se seguem o participante é eliminado de acordo com uma soma feita entre o voto do jurado e o voto popular. No final, restam apenas 4 participantes que brigam pelo prêmio.

Atenção: A imagem acima não é um spoiler dos 4 últimos que ficam, é apenas ilustrativa!

A primeira temporada do programa foi um sucesso absoluto, mesmo com as tentativas da FOX de derrubar o programa (iniciados com o episódio de Glee, "Born This Way", que teve 90 minutos de duração para poder pegar os primeiros trinta minutos do primeiro episódio do show). O sucesso foi tanto que antes de terminar a temporada, a NBC confirmou para um segunda temporada que iniciaria em 2012.
Para essa nova temporada as novidades são muitas. Para começar, as "Blind Audition" vão terminar com 12 participantes invés de 8, as "Battle Rounds" terão 2 ajudantes invés de 1 e a correspondente Alison Haisplip foi substituída por Christina Milian. E, é claro, durará mais tempo devido as novas adições no formato que corresponderá a mais episódios (a primeira temporada teve apenas 13). 
Referente as "Battle Rounds", para a segunda etapa do show temos Alanis Morissette e Robin Thicke no Team Adam, Kelly Clarkson e Miranda Lambert no Team Blake (observação para o fato de que Miranda e Lambert são casados), Babyface e Ne-Yo no Team Cee Lo e Jewel e Lionel Richie no Team Christina.

Vídeo em inglês e sem legenda.

Se você não percebeu nada de "estranho" nessa lista aí vai: Kelly Clarkson. Isso mesmo. Aos que não captaram, essa adição abre a primeira bomba direta contra o American Idol (que é do canal FOX). Porque? Kelly Clarkson foi a primeira cantora a ganhar o American Idol quando o programa ainda exibia sua primeira temporada. Agora some 1+1 e o quê você vai achar?
Mas voltando. O sucesso do programa não parou apenas no anúncio de uma season 2, nem no aumento de episódios e nos novos ajudantes. Depois da transmissão nos Estados Unidos e os números altos na audiência era de se esperar que fosse chamar atenção de outros países. O primeiro a fechar contrato com o criador do show, John De Mol, foi a BBC One (canal do Reino Unido). O "The X Factor UK" deve começar no segundo semestre de 2012 e terá como coaches Danny O'Donogue (vocalista da banda "The Script"), Jessie J, Tom Jones e will.i.am
E bem longe do continente europeu, o The Voice atiçou o Brasil. De acordo com algumas notícias liberadas no ano passado, o reality já tem contrato (quase?) fechado com a Rede Globo graças ao Boninho (o mesmo que trouxe pra cá e dá continuidade ao Big Brother). Ainda sem data/ano para estreia (especula-se esse ano ainda), Angélica não tomará o lugar de host enquanto Ivete Sangalo, Sandy e Zezé de Camargo podem ser três dos quatro coaches. Mas por enquanto, não há nada definido. A não ser o nome, que já recebeu tradução ("A Voz") e uma logo registrada.

Primeira imagem promocional para a segunda temporada do reality.
Foto em HQ, para aumentar basta clicar na foto.

A promoção para a segunda temporada do "The Voice" vez acontecendo de forma massiva e em alto preço. Principalmente devido a um comercial de um minuto (chamado "Vodkal Kombat", uma paródia para "Mortal Kombat") gravado para ser exibido durante o Super Bowl desse ano.
Para esse pouco tempo, a NBC irá desembolsar $6 milhões de dólares. Ou devo dizer, não vai embolsa? Acontece que a NBC é a emissora que possui os direitos de exibição do evento deste ano e ao invés de colocar um outro comercial (ou dois) e ganhar $6 milhões por ele(s), ela decidiu colocar um comercial do reality "perdendo" essa quantia. 
Além do comercial no intervalo do Super Bowl (que é o horário e a época mais nobre de toda a televisão americana), a segunda temporada do "The Voice" vai ao ar exatamente depois (veja a aposta da NBC no reality) do fim do evento, no dia 5/fev (um domingo). 
                                                                 
Vídeo em inglês e sem legenda




0 comenta(m):

Postar um comentário

 
fireworkers! © 2009-2013