Liderado por Adam Levine, Maroon 5 é um grupo de pop rock que nasceu na Califórnia sobre o nome de "Kara's Rowers", ganhando o atual nome apenas em 2002. Hoje, o grupo formado por Adam, Jesse Carmichael, James Valentine e Matt Flynn, é um dos mais famosos do cenário musical. Seja por suas músicas, por suas performance ou pela a sensualidade do vocalista, Maroon 5 vem arrecadando 3 Grammy, um álbum #1 e e dois singles #1. O mais novo trabalho da banda se chama "Overexposed", que tem o seu lançamento acontecendo hoje (26/06).
O quarto álbum tem a produção assinada por diversos produtores, inclusive Max Martin (que já trabalhou ao lado de Britney, 'N Sync, Robyn e Ace of Base), Benny Blanco (por trás dos hits "Circus", "Hot 'n Cold", "Dynamite" e "Tik Tok"), o próprio Adam Levine e Ryan Tedder (compositor e vocalista do OneRepublic), tendo uma mistura de gêneros como o próprio pop rock, pop, dance-pop, disco e synthpop.
Com 12 músicas e pouco mais de 42 minutos, o álbum é lançado sobre o selo A&M/Octone (parte da Universal Music Group) e já teve, até então, dois singles (sendo um, ainda fora dos charts).
Sobre o álbum, Adam deixou claro para todos os fãs:
"Overexposed" é definitivamente o nosso álbum mais diverso e mais pop até agora. Nós nos divertimos bastante gravando. Não posso esperar para que nossos fans ouçam, assim como em sair pela estrada e tocar para todos no final desse ano.
Para a crítica especializada, o "Overexposed" ficou no meio do muro. De acordo com a Metacritic (site que compila as críticas), são 51% de críticas favoráveis. Enquanto alguns dão as 5 estrelas para o projeto (como por exemplo o Artist Direct), outros ficam no muro (a BBC Music e o Entertainment Weekly) e outros dão apenas duas estrelas (como o The Independent).
# ONE MORE NIGHT
Produzida por Max Martin e Shellback, e escrita por ambos ao lado de Adam e Savan Kotecha (que trabalhou com Justin Bieber, One Direction, Britney Spears, Carrie Underwood, Enrique Iglesias e Usher), a primeira faixa do "Overexposed" é, de longe, uma das melhores e mais divertidas faixas do álbum. "One More Night" é, também, o segundo single do Maroon 5 e foi lançada no dia 19 de Junho (porém, ainda não ingressou nos charts). Tem cerca de 3 minutos e 40 segundos e é baseada em pop, reggae e funk rock.
# PAYPHONE (FEAT. WIZ KHALIFA)
"Payphone" é o carro-chefe do novo trabalho. O single, que tem participação do rapper Wiz Khalifa, foi escrita por Adam, Benjamin Levin (nome de batismo de Benny Blanco), Ammar Malik (co-compositor de "Moves Like Jagger" e do hit do Gym Class Heroes "Stereo Hearts") e Cameron Thomaz (nome de batismo de Wiz Khalifa). Enquanto isso, a produção ficou por conta mais uma vez de Shellback, adicionando Benny e Robopop. "Payphone" não chegou a ser #1 em solo americano, no entanto foi #2 na Billboard Hot 200. A música também conta com uma versão sem a participação de Wiz e teve sua premiere no "The Voice", reality show onde o líder Levine é um dos coachs.
# DAYLIGHT
Em "Daylight", a terceira faixa do álbum, Levine canta sobre a última noite que ele terá com a sua amada. "Essa é a nossa última noite, mas já está tarde e eu estou tentando não dormir porque eu sei que quando eu acordar, estará na hora de ir". Com um refrão que repete em mais de 50% da música e um pós-refrão sem letras, a faixa tem quase 4 minutos e foi escrita e produzida por Martin e Adam.
# LUCKY STRIKE
Estamos em uma faixa de pop-rock e "funk-strike strut" (como diz a Entertainment Weekly). "Lucky Strike" é uma dessas músicas agitadinhas que te fazem mexer e com um breakdown feito por uma espécie de dubstep. Quem ficou por conta da composição e da produção (que tem, mais uma vez, aquele "whoa-oh-oh-oh") foram Max Martin e Noel Zancanella, tendo a ajuda a Levine na composição.
# THE MAN WHO NEVER LIED
Em "The Man Who Never Lied", Adam Levine conta a história de um homem que nunca mentiu (vide o nome da música) e que eventualmente acabou quebrando a sua "política" em meio a situação sofrida com a parceira ("Mas eu simplesmente não poderia quebrar o seu coração como você fez com o meu ontem"). Cheio de "oh" e no meio da Hollywood Boulevard (uma das mais famosas ruas de Hollywood), o homem que nunca mentiu teve sua história contada por Levine, Sweetwesty (co-produtor e co-compositor dos álbuns "Whoa, Nelly" e "Folklore", de Nelly Furtado) e Marius Moga (produtor e compositor Romeno), sendo produzido por Levine, Sweetwesty e Mailbox.
# LOVE SOMEBODY
Em um meio ao sentimento vazio sentido por uma moça, "Love Somebody" tenta animar por um momento de delírio de felicidade em excesso onde Adam Levine fala que quer dançar durante toda a noite, amar alguém, pensar nela todos os dias, e que não sabe por onde começar por estar um pouco perdido. A faixa é a sexta do álbum e foi composta pelo vocalista, Tedder, Zancanella e Nathaniel Motte (um dos vocalistas do duo 3OH!3), produzida por Tedder e Zancanella.
# LADYKILLER
A menor faixa de todo o álbum é composta por incontáveis "uuh, uh-uuuh, uh". "Ladykiller" é um monstro canibal que come suas vítimas vivas, uma sabotadora e peçonhenta cobra. Quem escreveu essa música foi o guitarrista do Maroon 5, James Valentine, e o baixista Michael Madden. A produção musical ficou por conta de James, Mailbox e Sam Farrar (conhecido por seus trabalhos como o baixo da banda de Rock n' Roll Phantom Planet).
# FORTUNE TELLER
"Fortune Teller" é a oitava música do álbum. A faixa foi produzida por Mailbox, Valentine e Farrar, sendo escrita por Valentine, Madden e Levine. A letra fala sobre ninguém conseguir adivinhar o que o outro está pensando sem que ele o fale, sobre como as pessoas pensam diferente e agem diferente. Nenhum de nós somos um leitor de cartas.
# SAD
Com 3 minutos e 15 segundos, "Sad" foi escrita pelos parceiros de banda Levine e Valentine, tendo Mailbox mais uma vez no meio dos dois para a produção musical da faixa. O personagem da música é um homem que começou a revisar a sua vida e se pergunta se ele fez tudo aquilo que gostaria de ter feito, e que ao se encontrar com a verdade se encontra terrivelmente amedrontado.
# TICKETS
"Tickets" volta com as músicas animadas depois da dragging-you-down "Sad". A faixa foi escrita e produzida pela a mesma bancada de "Fortune Teller", com excssão de Valentine na produção. Em "Tickets", Levine canta sobre uma garota esnobe que fica por aí dizendo e se vangloriando de tudo o que conseguiu, distribuindo tickets para o seu próprio show.
# DOIN' DIRTY
Composta por Levine e Shellback e produzida por Shellback, "Doin' Dirty" já é a nossa penúltima música do álbum. Alternando entre versos safados, um uivo humano de um lobo e uma batidinha que imita os hits dancefloors, a faixa contem muitas partes de duplos sentidos (como por exemplo "Eu vou te acender quando eu entrar" e "Você está brilhando como um neon").
# BEAUTIFUL GOODBYE
A última faixa do "Overexposed" é "Beautiful Goodbye" (escolhida por coincidência?). Escrita por Levine, Levin e Malik, a música fala sobre um cara que desapontou uma mulher inúmeras vezes, um cara que está arrependido por tudo e constantemente está lembrando dela. Descrita como uma "balada rítmica", "Beautiful Goodbye" foi produzida pela bancada de composição ao lado do DJ Kyriakides e Matthew Rappold.
São 42 minutos de uma coisa mixa. Faixas que você não aguenta ouvir até o final, faixas que você deixa no repeat por toda a noite, e incontáveis irritantes "oh", "uh" e "whoa". Não ouso dizer que este é o melhor álbum do Maroon 5 (até porque acredito que isso seja uma mentira), mas me atrevo dizer que algumas faixas conseguem ser melhores que algumas outras. O que temos que esperar agora é pra ver a resposta do público e se vai ser igual ou diferente da crítica especializada. Vamos ver se o frenezi por "Moves Like Jagger" (que está na versão Deluxe do álbum, aliás) vai ajudar a surtir algum efeito e fazer o álbum estrear em #1 na Billboard Hot 100.
0 comenta(m):
Postar um comentário